Como aliviar dores nas pernas causadas por hérnia de disco?

Perguntado por: alima . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

A primeira forma de tratamento que, normalmente, é indicada para a hérnia de disco é o uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, para aliviar a dor e reduzir outros sintomas, como dificuldade para movimentar os membros ou formigamento.

Isso ocorre devido à influência que a hérnia exerce sobre o nervo ciático! Esse, que é o nervo mais longo do corpo, está localizado na parte de trás da bacia, através do bumbum e para baixo de ambas as pernas até os pés. O nervo, quando afetado, pode causar dores na perna, no quadril ou nádegas!

Uso do medicamento etoricoxibe (Arcoxia®) para tratamento de paciente portadora de dor relacionada a hérnias de disco em região lombo-sacral. Hérnia de disco em região lombar ou sacral é uma condição geralmente resultante de excesso de peso e/ou flexão forçada sobre a coluna vertebral.

Atenção à posição para dormir com hérnia de disco lombar
Do contrário, a posição de bruços é sem dúvida a pior, já que exerce efeito oposto, aumentando ainda mais a pressão sobre os discos lesionados. Ainda que possa trazer algum alívio, essa é uma medida que visa apenas remediar a situação.

Atividades aeróbicas
Além de contribuir para pessoas que convivem com a hérnia de disco lombar, as atividades aeróbicas também contribuem para a perda de peso. Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco.

Alguns exercícios de musculação não devem ser realizados por quem tem hérnia de disco. Isso porque esses exercícios podem piorar o quadro de dor, bem como trazer prejuízo a quem o executa, em termos de novas crises agudas. Dessa forma, evite-os.

Enquanto uma hérnia de disco pode não causar dores ou sintomas na maioria dos casos, se uma raiz nervosa ficar comprimida ou inflamada por uma hérnia de disco, ela pode potencialmente inibir diversos reflexos musculares ou mesmo função básica em qualquer área do corpo que seja inervado por essa raiz nervosa.

O sedentarismo, o tabagismo e a má postura, seja ao se sentar ou ficar de pé, também podem provocar o problema. Além disso, exercícios físicos feitos de maneira errada podem contribuir para o surgimento da doença, sobretudo quando esse problema ocorre em médio e longo prazo.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho.

As medidas naturais incluem a prática de exercícios físicos regulares, alimentação saudável e equilibrada, terapias complementares (como acupuntura e massagem), além de medidas de cuidado com a postura no dia a dia.

Além do período de 12 semanas os episódios podem ocorrer frequentemente, mas com pausas, como 4 ,meses de dor a cada 30 dias, por exemplo.

Especificamente para os ossos, a vitamina D é imprescindível. Ela facilita a absorção do cálcio, mineral importante para a renovação óssea. Sendo assim, ela é a ponte para que os ossos fiquem mais fortes e saudáveis.

Esteróides: Os esteróides são frequentemente usados em injeções para hérnia de disco para reduzir a inflamação e a dor.

A única forma adequada nestes casos é a cirurgia. Isso ocorre porque a hérnia é um defeito na musculatura, um espaço aberto – “buraco” na musculatura do abdômen – que permite a passagem de órgão ou gordura através dele e, para o tratamento adequado é essencial 'fechar' essa abertura na parede muscular.

Você pode optar pelo repouso, mas não será uma forma de tratamento eficaz como as outras. A melhor maneira de tratar hérnia de disco é com movimento.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.