Como aliviar dor nos ossos no frio?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Dores nas articulações no frio: 6 dicas de cuidados

  1. Pratique atividade física.
  2. Aquecimento e alongamento.
  3. Mantenha-se aquecido.
  4. Massagens.
  5. Evite roupas muito apertadas.
  6. Visite um especialista.

No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Pessoas que passaram por uma cirurgia recente, por exemplo, podem sentir mais esse desconforto, as cicatrizes ficam mais retraídas, causando mais dor.

Procure locais abrigados se a temperatura diminuir muito ou se houver muito vento. Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, de modo a evitar o arrefecimento do corpo. Mantenha-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo. Beba água para evitar a desidratação.

O frio tende a causar a contração do corpo, para reter calor. As dores viriam de um enrijecimento dos músculos e articulações. “As pessoas tendem a ficar mais quietinhas do que se exercitarem. Deveria ser o contrário.

A dor nos ossos é causada por quedas ou acidentes e, devido a pequenas fraturas que podem cicatrizar sem necessitar de tratamento mais específico, os ossos doem. Outras causas incluem: fraturas, osteoporose, infecção nos ossos, câncer nos ossos, metástases ósseas e a doença de Paget.

Mais qualidade de vida com articulações mais saudáveis!

  1. Movimente-se. Movimentar o corpo vai ajudar a manter todas as suas articulações funcionando melhor, e sem rigidez. ...
  2. Fique de olho no seu peso! ...
  3. Atenção para a postura! ...
  4. Cuidado com movimentos repetitivos. ...
  5. Nunca esqueça do alongamento.

Outro fator que também faz com que as dores piorem é a baixa oxigenação das regiões devido a contração muscular causada pela sensação de frio. Sem o oxigênio a produção de ácido lático aumenta e consequentemente as dores.

Atualizado em outubro 2022. Alguns remédios caseiros para artrose e artrite, como chá de alecrim, chá de salgueiro-branco e chá verde, possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a aliviar sintomas como dor nas articulações e inchaço nas mãos, joelhos e pés, por exemplo.

Óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca
Faça uma pomada que funciona como remédio caseiro para dores nas articulações. Use óleo de coco ou óleo de jojoba como base e acrescente óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca.

O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose. Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre.

A explicação é que “vasos sanguíneos que levam o sangue para a periferia do corpo tendem a fechar um pouco como resposta à queda de temperatura, o que diminui a chegada de sangue e pode provocar alterações”.

O médico neurologista e neurocirurgião Diogo Valli Anderle, de Campinas, explica que as pessoas com fibromialgia têm uma sensibilidade aumentada a baixa temperatura e quando o frio chega, as dores constantes e em movimento, os inchaços e os formigamentos típicos do problema, incomodam mais.

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

Portanto, é preciso priorizar alimentos que vão nutrir seu corpo, como frutas, legumes, verduras, cereais, carnes magras, e muito mais. Assim, fazer uma dieta balanceada é o ideal para manter a saúde no frio. A seguir, veja o que comer no inverno sem precisar fazer uma dieta restritiva.

Como uma primeira recomendação para sua roupa de inverno, um bom gorro vem em destaque. Este acessório é essencial e mantém a cabeça aquecida. Quando você não quer levar muitas roupas, usar um gorro pode significar a diferença entre ficar confortável e congelar. Os melhores, normalmente, cobrem as orelhas e a nuca.

Isso porque as pessoas tendem, no frio, a ficarem mais encolhidas e os músculos se contraem. Assim, há uma natural diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e o frio evidencia a sensibilidade. As pessoas sente, então, mais dores nas articulações.

O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto-imunes, como por exemplo osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo ...

Dor crônica
Ou seja, por causa da osteoporose, muitos idosos perdem altura, desenvolvem uma postura corporal encurvada e até corcundas. Estas alterações fazem com que eles tenham mais dificuldade em manter a coluna vertebral ereta.

Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa à noite ou quando se realiza determinados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato.