Como aliviar dor na zona dorsal das costas?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Exercícios de fortalecimento: exercícios específicos de fortalecimento das costas e dos músculos abdominais podem ajudar a melhorar a estabilidade da coluna e reduzir a dor; Terapia de calor ou frio: a aplicação de calor ou frio na região afetada pode proporcionar alívio temporário da dor.

Os derivados de opióides também fazem parte de remédio para coluna inflamada, porém, são recomendados em casos de dores mais fortes. Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina. Agora, com dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

A Dorsalgia, ou dor nas costas, é um problema comum que pode afetar a qualidade de vida das pessoas. Suas causas são diversas, desde má postura até lesões e condições médicas.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

A dorsalgia é a síndrome clínica caracterizada por dor na região torácica posterior. A dor nessa região pode estar relacionada às estruturas ósseas (12 vértebras torácicas), à musculatura, aos tecidos adjacentes e às vísceras intratorácicas ou intra-abdominais.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. Os AINEs podem reduzir a dor, a febre e a inflamação. Paracetamol. O paracetamol atua bloqueando a transmissão dos sinais de dor ao cérebro.

Tratamentos Caseiros para as Dores de Costas

  1. Melhorar a sua postura.
  2. Rolos de espuma.
  3. Terapia de calor.
  4. Pensar na sua dieta.
  5. Ajustar a sua posição de sono.
  6. Alongamentos.

Sente com as pernas dobradas, de modo que os joelhos fiquem no chão e o peito do seu pé também fique em contato com o solo. Vá deslizando suas mãos para frente, dobrando sua coluna e abaixando a sua cabeça. Estique suas costas dessa forma até o limite do movimento e segure por 30 segundos.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

  1. Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão.
  2. Cruze uma perna sobre a outra, mantendo o joelho dobrado.
  3. Coloque a mão oposta no joelho dobrado e use-a para puxar a perna em direção ao peito.
  4. Mantenha o alongamento por 30 segundos e, em seguida, solte a perna e repita o exercício com a outra perna.

Dorflex é um medicamento que possui ação analgésica e relaxante muscular. É indicado para aliviar dores relacionadas à contratura muscular excessiva, como a dor de cabeça tensional (cefaleia tensional), e também as dores musculares (incluindo dor nas costas e na lombar).

Analgésicos: Analgésicos simples, como paracetamol e dipirona podem ajudar.

Classificações da dorsalgia
As dores agudas nas costas surgem de repente e duram geralmente alguns dias a semanas. As dores subagudas também fazem parte da vida cotidiana, mas quando persistem por mais de três meses, são consideradas crônicas.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia.

Essa dor é causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna vertebral ou nas nádegas. Além da dor em forma de pontadas, o paciente também pode apresentar sensação de formigamento e dificuldade para ficar sentado ou caminhar (veja também: Dor Nas Costas Ao Caminhar).