Como aliviar dor na nuca rapidamente?

Perguntado por: rviana . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A seguir, veja algumas formas de diminuir o desconforto:

  1. Medicamentos. Após procurar um médico, é provável que ele prescreva medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares para aliviar a dor.
  2. Melhorar a postura. ...
  3. Alongamento. ...
  4. Compressas locais.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Banhos, chás e até café são algumas dicas preciosas de como eliminar a dor de cabeça em 3 minutos sem necessidade de medicamentos.

Quando se está com dor na cervical, é importante buscar uma posição adequada para o descanso noturno. Dormir de lado, com um travesseiro que preencha o espaço entre o pescoço e o ombro, pode ajudar a aliviar a pressão na região da nuca.

5 exercícios para aliviar a tensão no pescoço

  1. Flexão de pescoço. Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. ...
  2. Flexão lateral de pescoço. ...
  3. Alongamento com braços cruzados. ...
  4. Movimentos circulares com o pescoço. ...
  5. Alongamento dos ombros.

Primeiro, é importante descansar o pescoço, evitando movimentos bruscos e mantendo-o em uma posição neutra. Além disso, podem ser aplicadas compressas frias e quentes na região. As frias auxiliam na redução da inflamação, enquanto as quentes podem ajudar a relaxar os músculos e aliviar a dor.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Dor na nuca e labirintite (tontura) associadas podem indicar Enxaqueca Vestibular, problemas na coluna cervical, bem como disfunções na musculatura do pescoço. O médico deve confirmar a relação entre os dois sintomas e investigar outros fatores para confirmar o diagnóstico.

Massagem para dor na Nuca
Passo 1: Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares na região da nuca por 2 a três minutos. Você pode aproveitar para fazer a automassagem na região do pescoço, seguindo os mesmos movimentos. Dica: Utilize um óleo de massagem ou creme para deslizar com mais facilidade.

Incline a cabeça para baixo
Em um período de 30 segundos a um minuto, entrelace os dedos por trás da cabeça e pressione a nuca, fazendo com que o queixo encoste no peito. Este exercício pode ser feito também colocando a cabeça para os lados, de uma maneira em que a orelha encoste no ombro.

Lesões musculares , estresse e má postura podem levar ao aparecimento de nódulos sensíveis na região cervical, área que inclui pescoço, nuca e parte superior dos ombros. Esses nódulos, chamados de pontos-gatilho, são resultantes da tensão muscular e podem provocar dor na nuca e na cabeça.

Compressas de água fria costumam ser eficazes em casos de enxaqueca. Isso porque a água gelada ajuda a contrair os vasos sanguíneos da cabeça e diminuir o volume de sangue no local, aliviando a dor. Já a água morna, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça.

Para dores gerais ou dores de cabeça, pressione o ponto chamado LI-4 ou Hengu. Ele fica entre as bases do polegar e do dedo indicador.

Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Quando a dor na nuca não é grave, geralmente passa dentro de 24 horas, se este não for o quadro em questão, não hesite em procurar um médico.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Pelo menos 70% dos problemas de saúde têm relação com os maus hábitos e o estresse crônico, situações que afetam todo o corpo.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.