Como aliviar crise de gases na gravidez?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Além disso, você também pode utilizar algumas medidas próprias para eliminar gases, como:

  1. massagens na região abdominal: com movimentos leves e em círculos, por aproximadamente 10 minutos;
  2. exercícios físicos: faça caminhadas curtas para aliviar o desconforto;
  3. alongamentos.

Tome um chá de ervas
Beber uma xícara de chá quente pode ajudar a aliviar a dor de estômago relacionada aos gases. Estas ervas são mais associadas ao alívio de gases: Hortelã-pimenta: assim como você pode suplementar com óleo essencial de hortelã-pimenta, também pode obter benefícios ao fazer chá com as folhas.

O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.

Luftal comprimidos não é recomendado para crianças. Não utilize dose maior que a recomendada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento.

Para reduzir a incidência do problema, os chás de ervas são as alternativas naturais mais indicadas. Dentre os variados sabores, a melhor para a tarefa é o chá de camomila. A bebida pode diminuir o inchaço e a dor estomacal quando tomados com frequência diária.

Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos. Outra posição é deitar e dobrar os joelhos em cima da barriga, pressionando-as.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Qual Buscopan é indicado para gestante? Apesar de o Buscopan estar entre os remédios que a gestante pode tomar, o mais indicado é o Buscopan em gotas, aquele da caixinha verde.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Como saber se estou com gases presos?

  • Sensação de peso e esticamento da circunferência abdominal;
  • Estômago alto;
  • Vontade constante de arrotar;
  • Azia;
  • Perda de apetite;
  • Falta de ar;
  • Flatulência;
  • Barriga dura. ¹

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Os gases na gravidez são uma condição que pode ocorrer em qualquer momento dessa fase da vida da mulher. Contudo, o mais comum é que o sintoma se intensifique no final da gestação, quando o organismo feminino já passou por transformações hormonais significativas e todo o sistema digestivo acaba sendo afetado1.

Não são conhecidas interações da simeticona com outros medicamentos ou alimentos. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

A dor abdominal na gravidez pode ser causada pelo crescimento do útero, constipação intestinal ou gases, e pode ser aliviada através de uma alimentação equilibrada, exercício físico ou chás.