Como aliviar cólica e gases de recém-nascido?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Colocar o bebê em um ambiente tranqüilo de pouca luz, sem barulho ou com música suave e manter o contato pele a pele é muito importante (contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe). Outra opção muito eficaz é o banho morno ou compressa morna na barriga além de enrolar o bebê em uma manta ou cobertor.

Da mesma forma, ajudar o pequeno a se exercitar contribui para algumas questões, principalmente para o alívio da cólica. Iniciar movimentos de esticar e dobrar as pernas (como se o recém-nascido estivesse pedalando), é um exercício que pode ser interessante, inclusive, para ajudar o bebê a soltar gases presos.

Simeticona ou Dimeticona
Esse processo ajuda a cessar os gases em produção. Por ser um medicamento que não é absorvido pelo organismo, não oferece risco de efeitos colaterais ou reações adversas.

Deite o bebê de barriga para cima, segure suas perninhas e faça movimentos de dobrar e esticar, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases¹.

Chás digestivos como erva doce, gengibre e funcho, consumidos três vezes por dia, podem ajudar muito na redução de cólicas”, indica a nutricionista Laís. Procure ter uma dieta equilibrada: a dieta da lactante precisa ser variada, incluindo uma ampla variedade de alimentos saudáveis.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Confira agora as dicas!

  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Para aliviar a cólica em minutos, escolha um lugar calmo e faça uma automassagem na região pélvica, com movimentos circulares em sentido horário durante três minutos13. Um remédio caseiro para aliviar rápido da cólica menstrual é o chá.

Vegetais crucíferos e grãos
Entre os alimentos que causam cólicas no bebê também estão os vegetais crucíferos como brócolis, cenoura e couve-flor.

Quais são os alimentos que causam cólica no bebê?

  1. Leite e derivados. O leite de vaca é rico em proteínas e cálcio, prevenindo doenças e ajudando na manutenção da massa muscular da mãe. ...
  2. Álcool. ...
  3. Cafeína. ...
  4. Adoçantes industrializados. ...
  5. Chocolate. ...
  6. Alimentos FODMAPs.

A crise de cólica do bebê dura em média 3 horas em pelo menos 3 dias por semana, por 3 semanas ou mais. O surgimento da cólica costuma ser em torno de duas a três semanas após o parto. Já no caso dos bebês prematuros, contamos como duas a três semanas depois do dia previsto para o nascimento.

O chá pode ser oferecido antes da hora de dormir e os pais devem evitar os que possuem cafeína e preferir folhas de camomila, erva-doce e erva-cidreira que tem propriedades calmantes que podem ajudar a embalar o sono da criança.

Frutas laxativas (mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica), vegetais de folha cozidos (escarola, almeirão, brócolis e couve), quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre). Quando a mãe amamenta e o bebê chora de tarde, sempre há alguma alma caridosa que diz: “Claro!

A massagem na barriga é uma técnica simples e eficaz para prevenir e aliviar gases em bebê, que pode ser realizada em casa pelos pais. O movimento deve ser suave e delicado, e pode ser realizado por cerca de 10 minutos, duas vezes ao dia.

Segure os tornozelos do bebê e massageie a barriguinha com movimentos contínuos e profundos em sentido horário. A massagem do relógio favorece o trânsito intestinal e ajuda a combater a prisão de ventre em bebês1.