Como aliviar a tosse noturna remédio caseiro?

Perguntado por: eduarte5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Beba bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta. Não fume. O cigarro possui toxinas que degeneram o sistema respiratório e pioram muito a tosse.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

O que é bom para crise de tosse?

  1. Manter o ambiente limpo e ventilado. Em geral, muitas crises são motivadas pelo contato com alérgenos ou pela infecção com bactérias e vírus. ...
  2. Usar umidificadores de ar no dia a dia. ...
  3. Fazer lavagem nasal diariamente. ...
  4. Tomar medicamentos para amenizar o sintoma.

No peito para acalmar a tosse; No pescoço para que, ao inalar seus vapores medicinais, eles aliviem a congestão nasal e facilitema respiração; Nas costas para que a sensação de calor oferecida por Vick Vaporub® ajude a acalmar o mal-estar muscular que acompanha gripes e resfriados.

Também podemos citar a importância de ajustar a posição de repouso, deixando a cabeça mais elevada em relação ao corpo, para facilitar o fluxo de secreção na garganta com o auxílio da gravidade, diminuindo os fatores que provocam as crises de tosse à noite.

Chá de alho pode não parecer uma boa ideia, mas esse ingrediente tem comprovada ação anti-inflamatória. Associar o alho ao limão e mel, ou então preparar um chá com apenas esses dois últimos, é uma boa forma de aliviar a garganta inflamada e evitar a tosse seca.

Chá de canela, cravo-da-índia e limão
A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. Além disso, o limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.

Além disso, ela é rica em enxofre, que auxilia na diminuição de sintomas de resfriados, e tudo isso combinado é o que torna a cebola um ótimo descongestionante natural, ajudando na expectoração, principalmente em casos de tosses catarrentas.

Chá de canela: com as propriedades antibacterianas da canela, este chá é ótimo para ajudar contra a tosse seca e com expetoração. Dica: Junte ao chá umas gotas de limão e mel (se também tiver, pode colocar também cravo da Índia). Estes ingredientes vão impulsionar as propriedades da canela.

Para preparar, de acordo com o site de Carol, é preciso polvilhar o açúcar sobre a cebola fatiada e deixar em um prato. Depois de algumas horas, essa mistura vai produzir um suco, que deve ser dado em colheradas a cada hora para criança.

Quando se trata da tosse alérgica, uma boa pedida é o chá de gengibre com mel. Já no caso da tosse pesada e congestionada, a produtiva, o chá de eucalipto é uma excelente opção.

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto.
  2. Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente. Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva.

Outra boa opção é o xarope de mel (1 xícara) e cenoura (2 unidades médias descascadas). Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia.

Cure seus pés
Vick VapoRub é um remédio caseiro comum usado para aliviar certas condições do pé, incluindo o pé de bailarinas e atletas. Os principais ingredientes antimicrobianos da pomada, além da inclusão de vaselina, ajudam a reter a umidade enquanto matam bactérias.

Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Quando a tosse dura semanas, é preciso tratá-la, já que ela pode trazer problemas à saúde do corpo. “A tosse persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais, como a rouquidão, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, explica o pneumologista Mauro Gomes.