Como aliviar a inflamação da hemorroida rapidamente?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Até que chegue o momento da consulta médica, você poderá aplicar gelo no local por cerca de 3 minutos, a cada oito horas. Isso pode ajudar a diminuir o edema (inchaço) e o sangramento. Envolva o gelo num pano, para evitar agredir ou até queimar a pele. Além disso, os banhos de água morna têm ação analgésica.

A calêndula pode ser utilizada em banhos de assento para o tratamento de hemorroida com infusões frias. Para prepará-los, coloque duas colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos d'água e deixe ferver durante cinco minutos. Em seguida, espere a infusão esfriar totalmente antes de fazer o banho.

Proctan é uma pomada formulada com 4 ativos que, quando combinados, proporcionam alívio rápido dos sintomas da hemorroida, tais como inflamação, coceira, dor, sangramentos e saliências.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

O gelo local é utilizado nas primeiros 24 a 48 horas do inicio dos sintomas. Deve aplica-lo várias vezes ao dia como o objetivo de diminuir o inchaço da hemorroida. O gelo também auxilia no controle da dor. Sempre lembrando de cobrir o gelo com uma compressa ou toalha para não lesionar a pele da região perineal.

Não existe nenhum estudo científico que prove que, bicarbonato, caule de bananeira, vinagre de maçã, limão, dentre outros que vemos na internet ajude a curar hemorroida. Muito pelo contrário, aplicar qualquer substância desconhecida no ânus já inflamado pode piorar a região que já está muito sensível.

Além da pimenta: cuidado com os alimentos inflamatórios
Como a hemorroida é uma dilatação das veias do ânus, alimentos com potencial inflamatório também devem ser evitados.

Várias são as causas de inflamação das hemorróidas externas como por exemplo a gravidez, diarréia, prisão de ventre, esforço excessivo ao evacuar, carregar muito peso, traumatismo pela higiene vigorosa com papel ou pela passagem de fezes muito duras.

O tratamento da trombose hemorroidária, envolve medidas locais: - Banhos de água morna – por 5 minutos – duas a três vezes ao dia, em caso de dor. - Gelo local – por 3 minutos – duas a três vezes ao dia, em caso de inchaço e sangramento.

Bepantol derma®: tem como principal componente a Pró-vitamina B5 (dexpantenol) que faz a hidratação e auxilia na restauração natural da pele.

O correto é se lavar com água fria ou morna e secar suavemente. Uma boa opção são os banhos de assento feitos apenas com água morna três vezes ao dia. Ao melhorar a circulação no local, a pressão dentro da hemorroida se reduz, aliviando a dor e diminuindo seu tamanho.

Resolva o desconforto e acelere a cura das hemorroidas. O Gel íntimo de Aloe Vera com 98% de babosa, orgânico, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e aliviam a dor local trazendo alívio e conforto.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Durante as crises, os banhos de assento com água morna também são indicados, repetindo o processo duas a três vezes por dia, para aliviar parte dos sintomas. No caso de dor, compressas geladas podem auxiliar no alívio do incômodo.

As hemorroidas de grau 3 necessitam de manobras digitais, como uma massagem na região do ânus, para que retornem para dentro do canal anal”, afirma Lopes.

Em casos raros, as hemorroidas podem se tornar mais graves e exigir tratamento médico. Isso pode ocorrer se as hemorroidas se tornarem trombosadas, ou seja, quando um coágulo se forma dentro delas, causando dor intensa e inchaço. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia para remoção das hemorroidas.

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar.