Como aliviar a dor nas costas em 5 minutos?

Perguntado por: afurtado4 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Compressa quente. Para o alívio imediato da dor de costas, você pode colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar entre 15 e 20 minutos. Esse tipo de compressa melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos e, por isso, costuma aliviar o desconforto rapidamente.

A liberação do ponto de gatilho pode ser feita por liberação miofascial, instrumental, com o uso de vibrações, terapia com ventosas e até mesmo com exercícios físicos.

Relaxantes musculares
Em alguns casos, os relaxantes musculares pode ser usados em associação com analgésicos, como o carisoprodol que é comercializado em associação ao paracetamol e/ou a diclofenaco, encontrado com os nomes Torsilax ou Mioflex, por exemplo, sendo suficiente para o alívio da dor.

Quatro maneiras naturais de aliviar a dor

  1. Compressas frias (gelo) ou quentes. São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. ...
  2. Massagem terapêutica. ...
  3. Acupuntura. ...
  4. Meditação.

Alongamento de coluna
Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

Deitar de lado com as pernas dobradas e para cima pode ajudar a aliviar a dor nas costas, permitindo que as articulações da coluna fiquem menos pressionadas. Além disso, coloque um travesseiro de corpo ou "king size" entre as pernas enquanto estiver deitado. Dobre os dois joelhos e erga-os até uma posição confortável.

Para dores nas costas mais leves, analgésicos como Dipirona e Paracetamol podem ser prescritos.

Cloridrato de ciclobenzaprina (Mirtax): alivia dor, sensibilidade e limitação de movimentos associados aos quadros agudos de espasmos musculares (contrações musculares involuntárias);

Alívio das diferentes dores musculares
Dor nas costas (dorsalgia): Dor na região das costas que pode ter várias origens: muscular, problemas nos nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  1. Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  2. Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  3. Fraqueza em um dos braços;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  6. Dor ou dificuldade para respirar;
  7. Incontinência urinária.

A dor na parte de cima das costas pode ocorrer devido ao cansaço, postura errada, excesso de atividades físicas e estresse. Nesses casos recomenda-se realizar movimentos que estiquem o músculo e reduzam as dores, como alongamentos.

É importante procurar logo um médico quando a dor nas costas vem acompanhada de: Formigamento ou dormência. Dor intensa que não melhora com o tratamento. Dor nas costas de uma queda ou lesão.

6 formas de aliviar as dores nas costas

  1. Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ...
  2. Compressa quente. ...
  3. Massagem nas costas. ...
  4. Alongar. ...
  5. Melhorar a postura. ...
  6. Fisioterapia e Pilates Clínico.

Qualquer músculo ou grupo de músculos é suscetível à ansiedade e o estresse causa tensão e dor. Uma vez que os músculos estão tensos, eles podem ter espasmos e "travar", o que pode causar ainda mais dor e imobilidade, como a comumente associada à dor crônica nas costas.

6 melhores remédios relaxantes musculares

  1. Carisoprodol. ...
  2. Ciclobenzaprina. ...
  3. Orfenadrina. ...
  4. Baclofeno. ...
  5. Tizanidina. ...
  6. Diazepam.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.