Como aliviar a dor depois de uma queda?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Se você acabou de dar uma topada, torcer o pé, distender ou estirar um músculo da perna ou do braço, é melhor colocar gelo, durante 8 minutos, sobre a região. O frio é anestésico, contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço e a dor.

Depende da gravidade dos ferimentos. A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

O tratamento para a contusão muscular inclui o uso de gelo no local, pomadas anti-inflamatórias, alongamentos, repouso e, aos poucos, a retoma da atividade física. Em alguns casos a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação, através de equipamentos próprios como o ultrassom, por exemplo.

Fledoid Gel diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes.

De acordo com a fisioterapeuta do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gizelle Martins, as compressas feitas com água quente e com gelo são as mais indicadas em casos de traumas provocados por quedas e pancadas.

Independentemente da idade, as quedas devem ser sempre olhadas com atenção. Se houver um ponto focalizado de dor, inchaço, algum tipo de comprometimento nas funções motoras, como dificuldade para andar ou para realizar os movimentos normais de mãos e braços, um médico deve ser procurado com urgência.

Por quando tempo devo observar a criança após a queda? A primeiras 12 horas após o trauma são mais importantes. Isso porque se houver um sangramento arterial dentro da cabeça, e a criança pode evoluir para coma e até óbito devido a compressão rápida do cérebro.

As complicações mais graves são fraturas ou traumatismo craniano, além da possibilidade de desenvolver o medo de cair novamente.

Segundo a pesquisa, os medicamentos que aumentam o risco de queda incluem antidepressivos, anticonvulsivantes, antipsicóticos, anti-hipertensivos, opioides, sedativos hipnóticos e benzodiazepínicos (como Valium e Xanax), entre outros.

Reparil Gel está indicado para o alívio de inchaço (edema), vermelhidão (rubor) e dor localizados, causados por trauma e inflamação.

Fledoid Gel diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. Fledoid Pomada também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço.

Ingredientes

  1. Meia xícara de óleo de coco não refinado ou óleo de jojoba;
  2. Duas colheres de chá de cera de abelha;
  3. De dez a vinte gotas de óleos essenciais – aqui depende do quão forte você quer que fique a sua pomada. ...
  4. Um recipiente para armazenar (você pode reutilizar potes de vidro para esse propósito).

Segundo o estudo, em 14 dias, 50% das pessoas se recuperam. Mas em 28 dias, 85% das pessoas conseguem se recuperar do trauma.

Quanto tempo dura um hematoma
O tempo de cura de um hematoma é de, em média, 7 dias - a depender da quantidade de sangue acumulada no local.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Geralmente, a dor da luxação melhora quando a articulação é reposicionada. No entanto, caso a dor permaneça, o ortopedista pode indicar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.

  1. O gelo tem indicação para lesões mais agudas, quando acabamos de nos machucar. ...
  2. O calor já tem sua indicação para dores crônicas (antigas). ...
  3. Se for usar bolsa térmica para aplicação do gelo ou calor recomenda-se envolver a bolsa com um pano molhado/umedecido com água, para proteger a pele.

Deve-se colocar sempre com uma toalha entre o gelo e a pele, para evitar possíveis queimaduras. Além disso, para diminuir a formação de hematomas e aliviar a dor, é recomendado colocar o gelo a cada 20 minutos, descansado cinco a cada intervalo. O Banho de contraste também funciona muito bem em alguns casos.