Como aliviar a dor de estômago causada por antibiótico?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Tome probióticos depois dos antibióticos – Com uma alimentação adequada é possível fortalecer e reconstruir a flora intestinal. O desconforto estomacal ou os problemas intestinais presentes após a ingestão de antibióticos podem ser aliviados, melhorando assim a sensação geral de bem-estar.

Dor de estômago por tomar anti-inflamatórios
Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Medidas para aliviar os sintomas da dor de estômago

  1. Ingerir batata crua, que é um antiácido natural;
  2. Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago;
  3. Beber água para hidratar e aliviar a digestão;
  4. Ingerir pera ou maçã cozida.

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.

Por exemplo, antibióticos, como a amoxicilina e o ciprofloxacino, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, apresentam rápida absorção e o limite de 30 minutos pode ser usado com segurança.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

Quanto tempo os antibióticos funcionam no corpo após a última dose? Antibióticos: Depois de tomá-los - Após o término da antibioticoterapia, não é aconselhável voltar imediatamente à atividade. É aconselhável esperar pelo menos três, melhor sete dias, antes de começar a treinar.

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  1. Estomazil;
  2. Eno;
  3. Epocler;
  4. Sonrisal;
  5. Engov;
  6. Gastrol.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Tomar 1 cápsula de omeprazol, 2 cápsulas de amoxicilina e 1 comprimido revestido de claritromicina, compondo 4 unidades de manhã e 4 unidades à noite antes das refeições, por uma semana, conforme critério médico.

Para tratar a diarreia causada pelos antibióticos, você precisa de Saccharomyces boulardii, que um tipo de fungo benéfico e Lactobacillus rhamnosus GG, que é um tipo de bactéria.

  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

Suco de batata crua
Uma ótima opção natural para equilibrar a acidez do estômago e aliviar as náuseas e dores de estômago é o suco de batata. Para retirar seu suco, coloque uma batata crua no processador e esprema em um pano limpo. Outra alternativa é bater a batata no liquidificador e depois coar.

A água é fundamental para a hidratação e, se gelada, melhor ainda. Sucos, chás e caldos naturais também podem ser consumidos, principalmente quando frescos. Refrigerantes e cafeína devem ser evitados no período do tratamento.

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

A consequência são quadros constantes de diarreia, dores estomacais, náuseas e vômitos. Além disso, o excesso de antibióticos também pode causar, na vida adulta, doenças infecciosas, alergias, distúrbios autoimunes e até mesmo a obesidade.