Como aliviar a dor de barriga e diarreia?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Para cenários mais “simples”, alguns cuidados que podem ajudar a aliviar a dor de barriga intensa são:

  1. Beber muita água. A hidratação é muito importante em qualquer quadro de dor de barriga intensa.³ ...
  2. Manter uma alimentação leve. ...
  3. Tomar chás com propriedades anti-inflamatórias. ...
  4. Fazer massagens abdominais.

4 Remédios naturais para a diarreia

  1. Tente uma dieta líquida.
  2. Mantenha alimentos simples, como o arroz branco.
  3. Remédio da diarreia feito de vinagre de maça.
  4. Beba chá de ervas.
  5. Referências.

CHÁ DE CAMOMILA
Isso acontece devido à uma composição de fenólicos, que reduzem o estímulo no trato gastrointestinal, eliminando os gases e diminuindo as dores abdominais através dos chás para dor de barriga.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais. Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: reposição de líquidos perdidos na diarreia ou vômito por via intravenosa no hospital.

Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Amidos e derivados de amido fornecem uma alternativa terapêutica para o tratamento dessa alteração com uma gama de funcionalidade e potencial vantagem terapêutica. O amido tem dois destinos possíveis no intestino: hidrólise em glicose ou se não digerido fermentado no cólon.

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

Floratil® é um probiótico prático e eficaz no tratamento da diarreia de diferentes causas, indicado para adultos e crianças.

Além disso, também é contraindicado para crianças com diarreia aguda ou persistente. Buscopan é contraindicado para uso por idosos especialmente sensíveis aos efeitos secundários dos antimuscarínicos, como secura da boca e retenção urinária.

A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Os sintomas são:

  1. Náuseas.
  2. Vômito.
  3. Diarreia.
  4. Dor abdominal leve.
  5. Mal-estar geral.

Por exemplo, vômitos e diarreia são sintomas mais comuns na intoxicação alimentar, enquanto sintomas respiratórios, como tosse e congestão nasal, são mais característicos das viroses respiratórias.

Vômitos e enjoo excessivo; Mal-estar geral; Fezes líquidas mais de 3 vezes por dia.