Como aliviar a dor da rejeição?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

8 passos para lidar com a rejeição amorosa

  1. Separar a rejeição do rejeitado. ...
  2. Exercite a autoestima. ...
  3. Respeite a não correspondência. ...
  4. Encare a tristeza. ...
  5. Siga a própria vida. ...
  6. Mantenha-se em movimento. ...
  7. Faça uma seleção melhor no futuro. ...
  8. Inverta as posições.

Ela é uma das feridas emocionais mais dolorosas e pode ser mais intensa quando a pessoa rejeitada interpreta a realidade a sua volta de uma forma distorcida e que nem sempre corresponde ao que de fato está acontecendo. Assim, a dor vai depender do grau de importância que a pessoa deu ao fato ou à pessoa que a rejeitou.

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.

É preciso dar um novo significado aos sentimentos ruins entrelaçados na ideia de rejeição. Embora dolorosa, a rejeição pode ser um caminho para uma realidade melhor ou um aprendizado para não cometer o mesmo erro. Procure encontrar as lições presentes também nestas situações.

Uma região chamada ínsula do cérebro é ativada quando vem essa sensação de rejeição ou perseguição, assim como a região do giro do cíngulo, área que nos dá a sensação de sofrimento.

Como curar uma ferida emocional?

  1. autoconhecimento: reconhecer as marcas que possui e como você pode lidar com elas,
  2. autocuidado: abraçar seus sentimentos com respeito, colocando-se em primeiro lugar.

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

Como lidar com a rejeição amorosa?

  1. Aceite o que não depende de você Entender que você não tem controle sobre os sentimentos do outro é o primeiro passo para começar a superar um amor não correspondido. ...
  2. Valorize-se. ...
  3. Confie em você ...
  4. Permita-se viver um novo amor. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Como superar o medo do abandono
Para superar este tipo de medo, é essencial desenvolver amor próprio e autoconfiança. É preciso aceitar que todos nós temos algum medo a ser superado. Além disso, mudar o diálogo interno também é fundamental. Portanto, busque não se subestimar e acreditar que vai ser abandonado.

A origem do trauma de rejeição pode ser bem mais profunda
Por mais recentes que esses sentimentos lhe pareçam, eles podem ter iniciado antes mesmo de você nascer. Então as situações que fazem você se sentir rejeitado(a) hoje em dia, na verdade podem ser apenas alguns gatilhos que “ativam” essa sensação em você.

As pessoas às vezes nos rejeitam por causa do comportamento que temos perante elas. Quando as pessoas se sentem desconfortáveis, elas vão tentar remover aquilo que as estressa. E neste caso, pode ser a nossa presença. E isso nos leva a nos sentir rejeitados.

No estado de choque, a pessoa costuma apresentar sinais de entorpecimento emocional, isto é, ela tem dificuldade de sentir, de se concentrar, de responder à memória, tal como se ela não reagisse. Numa situação de estarem sós, enquanto os serviços de emergência não chegam, aproxime-se da pessoa devagar.

Pessoas com complexo de rejeição são assim porque passaram por traumas emocionais ou psicológicos graves na infância ou adolescência, normalmente. Logo, o complexo é como um mecanismo de defesa cerebral para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

As consequências do sentimento de rejeição na infância
A criança que se sente rejeitada pode deixar de ser espontânea e passar a buscar sempre a aprovação dos outros. Ela começa a agir sempre da maneira como imagina ser esperado dela.

A Disforia Sensível à Rejeição é um problema neurológico e genético que faz parte do TDAH e pode ser muito debilitante. Seus sintomas se manifestam na forma de perturbações emocionais em pessoas que são mais sensíveis do que os outros à rejeição, provocações, críticas ou à própria percepção de que fracassaram.

O que é a rejeição? Uma decepção, uma expectativa frustrada e a falta de apoio — físico, psicológico ou emocional — podem se caracterizar como uma rejeição. E pode acontecer dentro das empresas e também no aspecto pessoal.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a colocar para fora as suas emoções e sentimentos negativos sem medo.

  1. Pense exatamente em como você se sente. ...
  2. Identifique a causa de suas emoções. ...
  3. Expresse-se pintando ou escrevendo. ...
  4. Livre-se da raiva com exercícios. ...
  5. Fale com alguém em quem confie. ...
  6. Grite ou chore… ou os dois.