Como aliviar a dor da hemorroida rapidamente?

Perguntado por: tveloso7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Até que chegue o momento da consulta médica, você poderá aplicar gelo no local por cerca de 3 minutos, a cada oito horas. Isso pode ajudar a diminuir o edema (inchaço) e o sangramento. Envolva o gelo num pano, para evitar agredir ou até queimar a pele. Além disso, os banhos de água morna têm ação analgésica.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Tomar um anti-inflamatório (Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco) em caso de dor também pode ajudar muito.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Se a coceira é um problema, resista à vontade de arranhar. Isso pode piorar sua condição. Em vez disso, experimente o bicarbonato de sódio seco ou úmido ou o creme de hidrocortisona de venda livre para obter algum alívio.

Dores ao sentar, desconforto para dirigir, sangramento ao evacuar. Essas são situações enfrentadas por quem sofre com as hemorroidas, veias que podem inchar, sangrar e doer.

A calêndula pode ser utilizada em banhos de assento para o tratamento de hemorroida com infusões frias. Para prepará-los, coloque duas colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos d'água e deixe ferver durante cinco minutos. Em seguida, espere a infusão esfriar totalmente antes de fazer o banho.

Encontrar a posição correta pode fazer toda a diferença. “A posição mais aceitável de evacuar é a que o paciente se sentir mais confortável. Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Os principais fatores que causam o aparecimento da hemorroida são: prisão de ventre, esforço na hora de evacuar, obesidade, diarreia crônica, dieta pobre em fibras, sexo anal, gravidez, histórico familiar, não defecar quando se tem vontade, cirrose e tabagismo.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
As fezes têm um pH perto do neutro, mas quando os alimentos tornam esse pH mais ácido, a acidez pode irritar a região do ânus e do reto, piorando as hemorroidas e seus sintomas“, afirma a clínica médica Sarina Occhipinti Magalhães.

Quando as veias hemorroidárias se rompem, causam um sangramento vivo e, quando o sangramento coagula, forma-se um nódulo endurecido e roxo, que lateja, pulsa e causa enorme desconforto — a chamada trombose hemorroidária. A trombose hemorroidária incomoda ao sentar, andar e até no contato com a roupa íntima.

adultos: 1 cápsula, 1 ou 2 vezes por dia. Crianças: não indicado. doses em termos de Nimesulida.

Hemorroidas são veias dilatadas no ânus que contêm muito sangue no seu interior e, quando arrebentam, podem causar hemorragia, um sangramento sério.

Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.

Proctan 5mg/g + 20mg/g + 20mg/g + 100mg/g Pomada 25g

  • Genomma.
  • 25g.
  • ACETATO DE HIDROCORTISONA,LIDOCAINA,SUBGALATO BISMUTO,OXIDO DE ZINCO.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

No entanto, o nódulo leva de 30 a 40 dias até se dissolver por completo. E, em alguns casos, pode persistir um excesso de pele residual chamado de plicoma. Hemorroidas externas, que não estão trombosadas, geralmente são manejadas sintomaticamente, com orientações dietéticas e aplicação de pomadas.

Alimentos a evitar na sua dieta para hemorroida
Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles. A pimenta deve ser usada com moderação – ela pode agravar a dor.

Outras opções que amenizam o desconforto causado pelas hemorroidas são aveia, mirtilo, frutas com cascas e gomos, como a laranja, e vegetais verde-escuros, ricos em ferro, que ajudam o intestino a funcionar de maneira saudável.