Como aliviar a dor da borrachinha?

Perguntado por: mfarias2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Aplicar compressas geladas também alivia o desconforto, sabia? O gelo surte um efeito analgésico, anti-inflamatório e ajuda a desinchar, sendo ótimo para aliviar a dor de forma mais imediata.

O gelado suaviza a pressão do aparelho.
“Eu uso uma técnica de termo-ativação do fio. Isso significa que quanto mais gelado, mais maleável o aparelho se torna. Então, eu sugiro aos meus pacientes, nos primeiros dias, tomar água gelada, sorvete ou açaí caso sintam muita pressão”, diz a especialista.

É comum que o uso dos elásticos cause um certo desconforto nos primeiros dias, isso por conta da força exercida para a movimentação dos dentes. Caso a dor seja intensa, o dentista deve ser informado, podendo ser indicado outro tipo de abordagem ou algum tipo de medicação.

Tomar analgésicos de venda livre, tais como a dipirona e o paracetamol, oferecem conforto. Nestes casos, recomenda-se seu uso a cada seis horas. Lembre-se sempre de consultar a bula e perguntar sobre seu uso ao dentista responsável pela manutenção do aparelho.

Quem não tiver gelo em casa pode fazer bochecho com água gelada. O princípio do tratamento é o mesmo que com o gelo. A água fria gela o local, diminui o inchaço e ajuda a aliviar a dor. Vale lembrar que o gelo evitará o processo inflamatório, que é o principal causador da dor.

“Existe um pavor de quem usa aparelho em beijar outra pessoa com aparelho porque imagina-se que possam enroscar um no outro, mas não há problema algum”, tranquiliza a dentista.

Em geral, a ativação é feita a cada 30 dias. Durante esse intervalo a força exercida por ela é capaz de ser diminuída. Além disso, a coloração, também, pode ser modificada e desgastada. É importante lembrar que as borrachinhas podem ocasionar o acúmulo de alimentos, aumentando o risco da formação de placas.

Use o analgésico recomendado pelo dentista
Caso a dor pós-manutenção esteja muito intensa, é possível que o dentista recomende um analgésico (como paracetamol e dipirona) nos primeiros dias. Nesse caso, é importante seguir estritamente as orientações do profissional, sem exagerar na dose.

A cera ortodôntica é uma delas. "Ela é utilizada para proteger a mucosa nos primeiros meses de utilização do aparelho fixo, ou quando alguma ponta de fio esteja machucando", recomenda. Ela proporciona um conforto adicional ao paciente. Caso você faça alguma atividade física, um protetor bucal deve ser utilizado.

Dipirona. A dipirona possui propriedades que ajudam a aliviar dores leves a moderadas, mesmo que seu caso seja de dor de dente e não é necessário receita médica. Ela está disponível em comprimidos simples, comprimido efervescente e em solução oral.

Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.

6ª Etapa (e última!): Contenção.

Com o devido uso do aparelho ortodôntico, é possível que a mordida feche no período de 6 a 12 meses. No entanto, de acordo com a dentista, esse tempo pode variar, pois cada caso tem suas particularidades e demanda certos cuidados.

Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

Justamente por isso, ao optar pelo consumo de anti-inflamatórios, o paciente impede que esse processo ocorra e, consequentemente, prejudica o avanço do tratamento ortodôntico. “O uso de anti-inflamatórios, como aspirina, ibuprofeno e diclofenaco, pode deixar a movimentação dos dentes mais lenta”, alerta o profissional.

Pelo sim, pelo não, é interessante evitar aquele grupo de medicamentos conhecidos como anti-inflamatórios não estereoidais, por exemplo: Ácido acetilsalicilico (Aspirina)