Como aliviar a cólica do bebê a noite?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Simeticona ou Dimeticona
Medicamento indicado principalmente para a diminuição das cólicas e dos gases intestinais do bebê, a Simeticona é um silicone antiespumante capaz de diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino. Esse processo ajuda a cessar os gases em produção.

A crise de cólica do bebê dura em média 3 horas em pelo menos 3 dias por semana, por 3 semanas ou mais. O surgimento da cólica costuma ser em torno de duas a três semanas após o parto. Já no caso dos bebês prematuros, contamos como duas a três semanas depois do dia previsto para o nascimento.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Os alimentos mais citados como causadores de cólica no bebê são o feijão e o brócolis, por exemplo, porque geram gases, mas isso fica apenas no intestino da mãe, não chega até o sangue, logo não gera efeito nenhum no bebê — esclarece.

A cólica se caracteriza por acontecer sempre no mesmo horário do dia, geralmente no final da tarde ou por volta da meia noite e tem duração aproximada de 3 horas.

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce
O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde. A erva doce é aromática de sabor agradável.

Quais alimentos causam cólicas no bebê?

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

E o que não se deve fazer? As dicas do que fazer são importantes, mas as recomendações do que não se deve fazer em um bebê com cólica também costumam ajudar. Veja algumas delas: Amamentar – Evite amamentar – ou dar a mamadeira – caso não seja realmente o momento para tal.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

O que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

Sintomas da cólica

  • choro constante;
  • movimentos de contorção;
  • pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  • barriga endurecida;
  • eliminação de gases;
  • rosto avermelhado;
  • mãos com punhos fechados;
  • expressão de dor e sofrimento.

Qual a diferença entre gases e cólica? Chamamos de cólicas uma dor aguda na barriga acompanhada de espasmos e desconfortos para o bebê, e tem duração maior que os gases. Eles acontecem naturalmente nas primeiras semanas de vida e é uma dor, seguida pela liberação deles e então o alívio, assim como é nos adultos.

Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.

15 minutos

“Vale lembrar que não é em toda mamada que o bebê vai arrotar, porque isso depende da quantidade de ar ingerido. Ainda assim, todos eles devem ficar nessa posição durante cerca de 15 minutos antes de serem deitados.