Como alimentar um gato com sonda?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para cães e gatos, as sondas mais comuns são as colocadas do nariz até o esôfago/estômago (sonda nasoesofágica/nasogástrica), diretamente no esôfago (sonda esofágica) ou no estômago (sonda gástrica). Prioriza-se o uso destas sondas quando o paciente recusa-se a comer voluntariamente.

O bichano pode até ser pequenininho, mas como o estômago precisa armazenar alimentos, acaba tendo uma capacidade volumétrica grande, que varia de 300 a 350 mL!

Para saber se a sonda saiu do lugar é sempre importante estar em acompanhamento com um profissional de saúde. Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição.

A sonda é um recurso necessário apenas enquanto o paciente estiver impossibilitado de se alimentar pela boca. Ela poderá ser retirada pelo médico, se ele concluir que a alimentação já pode voltar a ser feita pela boca.

Quando uma sonda estiver fora do lugar, ela deverá ser removida e inserida novamente. Se originalmente a sonda havia sido introduzida diretamente no estômago ou no intestino, será mais difícil reinserir a sonda, e ela poderá ser inserida do lado de fora do trato digestivo.

A água pode ser ingerida na alimentação ou de forma espontânea. A ingestão hídrica diária recomendada para a espécie felina é de 50 ml de água/Kg de peso corpóreo (PC), o que seria de 200-250 ml/dia para um gato entre 4-5 kg PC.

A intervenção para solucionar o problema deve ser realizada pelo médico veterinário que atua com cuidados intensivos, tanto antes como após o processo de desobstrução (por meio de sonda uretral ou procedimento cirúrgico) - sendo recomendado a internação do animal para recuperação adequada dos rins e acompanhamento do ...

Nos casos em que for percebido algum tipo de mudança, a primeira atitude para tentar fazer seu gato voltar a comer é tentar diminuir o desconforto dele em relação a essa mudança. Em casos simples, como a mudança do local da vasilha de comida, basta apenas voltar ao local inicial, para que seu gato volte a comer.

Como falamos de um gato muito desnutrido, o tutor deve oferecer um pouco de ração úmida no começo. O motivo? A ração úmida é apetitosa e mais fácil de ingerir, ajuda no retorno suave do funcionamento do sistema digestivo, além de conter mais proteínas e minerais em sua composição.

- Comece devagar e com pequenas quantidades, já que o animal não poderá recusar o excesso. - Bata a ração (seca ou úmida) que ele estiver acostumado a comer para evitar diarreia — lembrando que a seca precisa amolecer primeiro. - Dilua bastante.

Soro para gato desidratado
Além de consumir água limpa e fresca como tratamento da desidratação, é necessário reabastecer os níveis de eletrólitos para restaurar o equilíbrio do corpo. Você pode encontrar fluidos ou soros orais ricos em eletrólitos para gatos em algumas clínicas veterinárias e petshops.

Quantidade certa
Um gato filhote costuma pesar até 3,7 kg. Com isso, o ideal é que ele coma até no máximo 40 gramas de ração por dia. Já um gato adulto que pesa até 6 kg deve consumir 80 gramas de ração.

A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.

A inalação de lidocaína por meio de nebulização, spray e respiração intermitente com pressão positiva através de nebulização pela boca, tem demonstrado redução signi- ficativa da dor associada a instalação de sonda nasogástrica(4).

Veja as dicas abaixo: Adicione água na sonda nos intervalos das refeições, mesmo quando não vai tomar medicações ou ingerir a dieta líquida. A água deve ser filtrada ou previamente fervida e ingerida em temperatura ambiente.

O custo deste tipo de alimentação pode passar dos R$ 1.000,00 mensais, impedindo muitas famílias de arcar com o valor da dieta. Afinal, cerca de 75% dos brasileiros não possuem plano de saúde e dependem exclusivamente do SUS.

à vista R$ 23,49.

porque a ingestão de alimentos é via enteral, a águ. da sonda.