Como alimentar filhote de calopsita com 2 meses?

Perguntado por: egil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Alimentação. O único alimento capaz de substituir com eficácia a comida para calopsita filhote dada pelos pais é a papinha específica para filhotes da espécie. Ela é recomendada pois é preparada com enzimas que ajudam na digestão, além de prebióticos e probióticos.

Após 60-70 dias, a sua calopsita deverá estar comendo sozinha, lembrando que é importante que ela coma dentro da gaiola, pois é a sua casa, tanto para dormir como para se alimentar.

Como decifrar o grito da minha calopsita?

  1. comida: o grito pode ser sinal de fome. Verifique se o pote de alimentação está vazio ou tem somente as cascas de sementes;
  2. água: caso seja necessário, dê mais água para o seu animal de estimação.

O único alimento capaz de substituir com eficácia a comida para calopsita filhote dada pelos pais é a papinha específica para filhotes da espécie. Ela é recomendada pois é preparada com enzimas que ajudam na digestão, além de prebióticos e probióticos.

A água que o passarinho bebe
Outro passo importante de cuidados com calopsita é pensar na hidratação. A gaiola deve estar sempre bem equipada, com um bebedouro abastecido. Uma dica importante é oferecer água limpa e fresca todos os dias.

Em geral, para um filhote de aproximadamente 20 dias de vida, devem ser oferecidas quantidades entre 25 e 30 ml, distribuídas em no mínimo quatro vezes ao dia (preferencialmente a cada seis horas).

Com as calopsitas é a mesma coisa, por isso, a papinha para calopsita NuTrópica é a melhor escolha de alimentação!

As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.

Importante colocar a água em potes com formato de banheirinha, pois elas geralmente tomam banho no mesmo lugar onde bebem água. E troque a água algumas vezes por dia, para que ela esteja sempre fresca e limpa.

Uma calopsita gritando é um acontecimento normal, porém caso isso aconteça com uma frequência acima do normal, é bom o tutor observar com atenção o comportamento dela. Geralmente, os gritos da ave são um sinal de que ela está precisando de alguma coisa, e com urgência.

De acordo com a equipe técnica da área de Safári da Petz, a calopsita dorme em uma posição específica. “Ao dormir, ela recolhe um dos pés e vira a cabeça para trás”, esclarece. Portanto, ao observar que a ave está nessa posição, é recomendado deixá-la quietinha para descansar.

É possível identificar se a calopsita está com frio observando se suas penas estão eriçadas e se elas ficarem por muito tempo na posição de dormir.

Sim, a calopsita toma banho! Contudo, devido aos riscos, o banho no chuveiro não é a maneira mais recomendada. Isso não significa que ela não possa se lavar de outros modos. Segundo os especialistas em animais silvestres da Petz, os banhos são muito benéficos para a calopsita, auxiliando na manutenção das penas.

Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes.

Diante disso, concluímos que as calopsitas podem sim comer ovos cozidos, pois são ricos em aminoácidos essenciais como albumina e o triptofano, e quando oferecidos com o intuito de ser uma complementação nutricional cumprem muito bem o seu papel!

coloca do lado esquerdo.

Se você está pensando em higienizar sua ave doméstica, saiba que a calopsita toma banho, sim! Na verdade, as penosas adoram brincar com a água e se divertem durante a ducha! Oferecer oportunidade de se limpar é importante e recomendado, já que esse é um hábito comum entre os pássaros domésticos.

Outra maneira mais práticas para limpar a ave no dia a dia é comprar um borrifador pequeno de spray leve. Com ele, você irá borrifar água mineral ou filtrada pelo corpo da calopsita, simulando uma chuvinha.

Em geral, os filhotes piam no ninho quando estão com fome e aprendem reconhecer os pais, logo nos primeiros dias. Já quando acontece a outra situação citada no início do artigo, que é de um resgate de um passarinho, o processo é diferente.

A resposta é: não há problema em oferecer milho para a calopsita. Na verdade, por ser um alimento que pode ser servido de maneiras variadas, o milho é um grande aliado na hora de promover o enriquecimento ambiental. No entanto, fique atento às quantidades e não utilize o milho como base da alimentação.

Aqui estão as receitas de papinhas de emergência para filhotes de calopsitas, periquitos e outros psitacídeos: Receita - 1 - Papinha básica - um ovo cozido amassado para duas colheres de farinhada de milho (fina = fubá ou média).