Como alfabetizar pré Silabico?

Perguntado por: irosa2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras. Pedir que os alunos escrevam usando letras maiúsculas e minúsculas ou letra cursiva.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Quais são os principais métodos de alfabetização?

  • Método alfabético.
  • Método fônico.
  • Método silábico.
  • Palavração.
  • Sentenciação.
  • Método global.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis de escrita. Nele a criança inicia seu processo de distinção entre desenho e escrita. Nesse período, ela ainda não conhece direito o alfabeto, mas já percebe que a escrita representa o que ela diz, mesmo que ainda se expresse por meio de rabiscos e desenhos.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura

  1. Comece cedo. ...
  2. Faça da leitura um hábito. ...
  3. Brinque de encontrar palavras. ...
  4. Atribua tarefas que envolvam a leitura. ...
  5. Grave a criança lendo. ...
  6. Identifique as maiores dificuldades. ...
  7. Ensine a separar as sílabas.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

As 5 melhores atividades para ajudar na alfabetização

  • Jogo da memória das letras;
  • Jogo das sílabas;
  • Qual é a palavra;
  • Pescaria dentro da palavra;
  • Ortografia.

A formação dos professores alfabetizadores precisa contemplar conhecimento sobre os processos pelos quais os alunos aprendem a ler e a escrever, as formas de intervenção, conteúdos e metodologias que podem ajudar o professor alfabetizador em seu trabalho diário com diferentes alunos.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.

Habilidades necessárias para a alfabetização
Antes que se inicie a alfabetização, a criança precisa desenvolver habilidades importantes. Não basta apenas conhecer as letras do nosso alfabeto, é preciso aprender a distinguir os sons das letras, a sequência desses sons, reconhecer rimas entre outras habilidades.

Nível silábico
A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas pensa que cada letra representa é uma sílaba oral, ou seja, usa ao escrever uma letra para cada emissão sonora (cada sílaba).

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.