Como alfabetizar com 2 anos?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para essa idade, aliás, podemos lançar mão dos brinquedos com letras do alfabeto ou mesmo da caixa de sons montessoriana ou das letras de lixa. Outra maneira bem simples é aproveitar material reciclado e criar recursos que ajudem a criança nessa etapa.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler

  1. A Importância da contação de histórias. Conte histórias para os pequenos e pequenas. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas. ...
  4. Introduza novas palavras simples.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

ensinar as primeiras palavras e estimular a identificação de objetos e cores aprimoram a comunicação. ensinar sobre a natureza, o meio ambiente e os animais apresenta o mundo para a criança. ensinar a partilhar, respeitar limites inicia a compreensão da vida social.

DESENHE NO CHÃO A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE SEU FILHO. DEPOIS PEÇA PARA QUE ELE ANDE SOBRE AS LINHAS QUE FORMAM A LETRA. FALE EXEMPLOS DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA DO NOME DA CRIANÇA. EX: SEU NOME COMEÇA COM A LETRA G DE GATO, GIRAFA, GAIVOTA, GELATINA, GOIABA.

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de modo natural e lúdico.

1 – Apresente o alfabeto à criança
Um dos primeiros passos para ensinar a ler é mostrar o alfabeto à criança. Inicie apresentando quais são as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e tendem a ser de pronúncia mais fácil. Depois, você pode apresentar as consoantes.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Durante todo o processo de alfabetização, quanto mais as crianças tiverem contato com as letras, melhor será para ler frases no futuro. Um bom começo é ensinar as letras do nome da criança, das pessoas da família e até dos amiguinhos da escola. Não se esqueça de explorar, inclusive, os sons das letras.

É nessa faixa etária que os pequenos conseguem reconhecer as cores e até nomeá-las, criando desenhos que se assemelham a uma forma humana e usando diversos materiais para explorar a criatividade. As atividades práticas com foco na linguagem oral e escrita também são trabalhadas no Maternal II da Pecompê.

5 dicas para auxiliar na alfabetização da criança

  1. Realize momentos de leitura e de contação de histórias em família. ...
  2. Estimule a leitura, mesmo que seja de imagens. ...
  3. Converse sobre tudo, narre ações, estimule a fala. ...
  4. Trabalhe o reconhecimento e associação da imagem com a escrita. ...
  5. Desenvolva a percepção visual.

Faça atividade de reconhecimento de vogais
Uma boa ideia é confeccionar cartões com cada vogal e colocá-los em um local de fácil visualização, por exemplo, no quarto ou no ambiente de estudo. Dessa forma, é possível memorizar as vogais e estimular a criança a colocar em prática o que ela aprendeu.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

O letramento exige um grau muito grande de amadurecimento neuromotor. Desse ponto de vista, a criança só estará pronta para ser alfabetizada por volta dos 6 anos”, afirma Eliana de Barros Santos, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Global e da Escola Globinho.