Como ajustar a calculadora científica para arredondar?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Apertando três vezes a tecla MODE, será possível visualizar três opções: Fix (1), Sci (2) e Norm(3). Estas três opções servem para definir um número fixo ou não de casas decimais da resposta.

Se o algarismo na casa de condição for 5, aumentaremos uma unidade na última casa decimal, a não ser que esse 5 seja o último algarismo do número ou seja seguido apenas por zeros. Nesse caso, ao arredondar 2,7450001, por exemplo, para a segunda casa decimal, temos 2,75 como resultado.

Se o número for menor que 5, o número é mantido da maneira que está e se tira a casa decimal que não precisamos. Portanto, se temos o número 3,444 e queremos duas casas decimais, o arredondamento será feito na segunda casa decimal.

Para armazenar valores na memória utilizamos a função M+. Para acrescentar um valor na Memória, apenas digite o número e aperte o botão M+. Experimente! Digite um valor e pressione a tecla M+.

A calculadora científica pode ser configurada para realizar 3 tipos diferentes de cálculo: cálculos aritméticos básicos, desvio padrão e cálculos de regressão.

A calculadora comum cobre somente as operações mais simples, e algumas contam com adicionais de memória para funções mais complexas. Já a calculadora científica e a calculadora financeira estão disponíveis no menu do app “Calculadora” do Windows 10, mas as diferenças entre elas não são tão claras.

A calculadora científica permite que os alunos explorem ideias numéricas, realizem experiências, desenvolvam conceitos e investiguem aplicações realistas. Ao mesmo tempo, o dispositivo facilita o processo de resolução de problemas.

Vamos considerar o algarismo à direita da posição das unidades. Se esse valor na posição decimal for maior ou igual a cinco, arredondamos para cima. Se o algarismo na posição decimal for menor ou igual a quatro, arredondamos para baixo. Sete é maior que cinco, então devemos arredondar para cima.

Se o algarismo anterior ao da casa decimal que você quer arredondar for maior ou igual a 5, devemos aumentar 1 na casa decimal escolhida para o arredondamento. Se o número for menor do que 5, é só tirarmos as casas decimais que não nos interessam, e o número não se altera.

Se o próximo dígito à direita dos números necessários for maior ou igual a cinco, o último dígito necessário será aumentado em uma unidade. Se o número à direita dos números necessários for menor que cinco, o último número necessário não será alterado.

55,6501 passa para 55,7. 96,250002 passa para 96,3. B) Se o 5 for o último algarismo ou após o 5 só se seguirem zeros, o último algarismo a ser conservado só será aumentando de uma unidade se for ímpar.

Assim, em um arredondamento, caso o número seja 5, o valor é arredondado para cima.

Nesse caso, 3,84 arredondado para uma casa decimal seria 3,8.

O processo de arredondar números decimais é muito parecido com o de arredondar números inteiros: basta localizar a casa decimal para a qual você precisa arredondar e depois observar o algarismo à direita. Se ele for igual ou maior que cinco, arredonda-se para cima. Se for menor que cinco, arredonda-se para baixo.

Por exemplo, se quiser arredondar 3,2 para cima, para zero casas decimais: =ARREDONDAR. PARA. CIMA(3,2;0), que é igual a 4.

CIMA funciona como ARRED, com a diferença de sempre arredondar um número para cima. Se núm_dígitos for maior do que 0, então o número será arredondado para cima pelo número de casas decimais especificado. Se núm_dígitos for 0, núm será arredondado para cima até o inteiro mais próximo.

Para o número 259 temos: Vemos que o 259 é maior que o 250, então ele está mais próximo do 300, logo este vai ser o valor para o qual ele será arredondado.

EXEMPLO 2: 0,635 é arredondado para 0,64 e 0,625 para 0,62.