Como ajudar pessoas com doenças raras?

Perguntado por: ecruz6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

As “doenças raras” foram incluídas nos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional do MDHC para oferecer apoio e informações aos pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde de todo o país.

Testes genéticos ajudam na prevenção
Grande parte das doenças raras, como vimos, são também doenças genéticas, causadas por alterações em genes ou em cromossomos. Na maioria das vezes, essas condições são hereditárias; no entanto, também podem ser geradas devido às mutações espontâneas.

Você já ouviu falar na polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), também chamada de paramiloidose? Esta condição hereditária degenerativa que atinge cerca de 5 mil brasileiros é considerada uma doença rara — como são definidas as patologias que afetam menos de 65 indivíduos a cada 100 mil habitantes.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Principais doenças que não têm cura e suas características

  • HIV/AIDS. A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma condição avançada e mais grave causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). ...
  • Doença de Alzheimer. ...
  • Esclerose Múltipla. ...
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico. ...
  • Fibromialgia.

Doenças que desafiam a Medicina e são consideradas incuráveis: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, psoríase, vitiligo, epilepsia, Mal de Parkinson, Alzheimer, alergias, bronquite asmática, Chron, endometriose, tpm, glaucoma, taquicardia, insuficiência renal, esquizofrenia, anorexia, bipolaridade e ...

Causa genética
Cerca de 80% das doenças raras são causadas por alterações genéticas, tanto hereditárias quanto “de novo” – ou seja, que surgem em um indivíduo sem ter sido herdada dos pais. Sendo que, mais da metade dessas condições se manifesta na infância.

“O maior desafio, portanto, é fazer com o que o acesso do paciente a esses serviços aconteça no momento certo, sobretudo o diagnóstico, assim como o uso de terapias medicamentosas que possam impedir a progressão da doença e o uso de serviços de apoio e complementares que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas ...

Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6.000 a 8.000 tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo.

Acromegalia, Diabetes Insípida, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Talassemia. Cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com alguma dessas enfermidades, que atingem 5 em cada 10 mil indivíduos.

No grupo de doenças genéticas, há as que são consideradas raras por terem baixa prevalência na população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doença rara aquela que afeta 1,3 a cada 2 mil indivíduos. Já foram identificadas cerca de 9,6 mil doenças raras, das quais 70% a 80% são de fundo genético.

A erradicação de uma doença acontece quando ela deixa de existir em todo o planeta. Até hoje, o único caso de doença efetivamente erradicada foi o da varíola, considerada extinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1980.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.

Como lidar com o medo de ficar doente?

  1. Visite um psicólogo. Procura terapia online ou presencial? ...
  2. Foque na prevenção. Ter um estilo de vida saudável é a maneira mais adequada de prevenir doenças, sejam graves ou não. ...
  3. Encontre o equilíbrio entre a emoção e a lógica. ...
  4. Gerencia os níveis de estresse.