Como ajudar o intestino do bebê a funcionar?

Perguntado por: adorneles8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

As frutas e os legumes têm um papel extremamente importante no ajuste da flora intestinal. Não à toa, esses alimentos são a base da introdução alimentar dos bebês, já que oferecem inúmeros benefícios ao organismo.

Não deixe de oferecer líquidos, principalmente água! “Fibras”: são açúcares que o corpo não digere, sendo importantes para estimular o movimento do intestino e para dar volume e consistência às fezes! Cuidado: farinhas e mingaus muito grossos são pobres em fibras e em água.

Ofereça chá de erva doce ou funcho
A erva doce, que também é chamada de funcho, é excelente para o funcionamento do sistema digestivo. Nesse caso, é recomendado que você não ultrapasse a quantidade máxima de 100ml de chá por dia.

Saiba que isso pode variar de bebê para bebê. Depois de um mês, os bebês amamentados podem passar alguns dias ou mesmo uma semana sem uma evacuação. Mas se seu bebê estiver fazendo cocô menos de uma vez por dia durante o seu primeiro mês, isso pode significar que ele não está recebendo comida suficiente.

Faça massagens circulares no ânus do bebê, de forma a estimular a liberação do cocô, valendo até introduzir a pontinha do cotonete com bastante cuidado.

A disquesia do lactente é um distúrbio gastrointestinal funcional caracterizado pela dificuldade de evacuar, mesmo com vontade, demandando mais tempo e esforço. O quadro é comum nos bebês com menos de 9 meses, tanto os que mamam exclusivamente leite materno quanto outro tipo.

Água de ameixa
Colocar 1 ameixa em um copo com cerca de 50 ml de água e deixar descansar durante a noite. Dar ½ colher de sopa da água ao bebê pela manhã e repetir o processo 1 vez por dia, até o intestino voltar a funcionar.

7 formas de ajudar a soltar o intestino do bebê

  1. Estimule maior consumo de água. ...
  2. Priorize alimentos integrais. ...
  3. Analise se o leite está causando a prisão de ventre. ...
  4. Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas. ...
  5. Ofereça chá ou líquidos quentes. ...
  6. Faça massagens estimulantes.

Se a criança estiver realmente constipada, as fezes vão ser endurecidas, ela vai ter dor, fazer esforço e ter dificuldade para fazer cocô. Nos casos em que o bebê sente desconforto, você pode fazer uma massagem, com movimentos circulares na barriga dele, com uma leve pressão.

Quando as medidas de prevenção geral e de cuidados adicionais com a dieta e exercício físico da criança não solucionam o problema de prisão de ventre infantil, é necessário recorrer ao uso do laxante Microlax® ou do laxante Casenlax®.

A fórmula da linha NAN Comfor é especialmente indicada para prevenir ou tratar a constipação intestinal, pois melhora o funcionamento do intestino do bebê.

O recém-nascido pode ficar até dois dias sem evacuar. Isso não é comum, principalmente em crianças que mamam no peito, mas pode acontecer. Uma dica é estimular o ânus do bebê com uma gaze enrolada no dedo. Em geral, só de tocar superficialmente a região, o pequeno já consegue fazer cocô.

Estimule o consumo de frutas, água, sucos, fibras, vegetais e cereais integrais, pois podem ajudar a regularizar o intestino da criança. Por outro lado, deve-se evitar alimentos causadores de constipação como leite, queijo, massas, batata, farinhas e banana-maçã.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Tudo isso pode ser normal. Ele pode também, quando sentir vontade de fazer cocô, fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles. Isso tem nome científico: DISQUESIA.

Estimule o consumo de água
Como citamos anteriormente, a hidratação tem papel fundamental para amolecer as fezes e soltar o intestino do bebê. O mais importante é, antes de iniciar o consumo de água, consultar com o pediatra a possibilidade deste novo hábito.