Como aguentar mais tempo na barra?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O primeiro passo para conseguir fazer muitas repetições na barra fixa é treinar incansavelmente. A experiência traz a perfeição, e é preciso muito volume para chegar lá. Uma boa dica é fazer pelo menos uma ou duas séries até a falha por dia, todos os dias, até aumentar o seu recorde de repetições significativamente.

O ideal é se suspender dez vezes por pelo menos dez segundos cada. Treine assim até conseguir suspender o corpo por um minuto seguido. Você também pode enrolar uma toalha na barra e se suspender por ela. A superfície do tecido é irregular, mas fica mais fácil de segurar.

O treino para barra fixa exige força e resistência muscular. Por isso, antes de se em pendurar na barra, é preciso fortalecer a musculatura. Nessa execução trabalhamos os músculos da parte dorsal, porém, há vários outros que auxiliam o movimento, como: trapézio, peitoral, bíceps braquial, braquioradial e rombóides.

Como a barra utiliza o peso do seu próprio corpo, alguém com muita força nos braços e nas costas, mas que seja, por exemplo, muito alto, terá mais dificuldade. O mesmo ocorre para quem está um pouco acima do peso.

2 dias seria o mínimo para se conseguir algum efeito fisiológico. 5 vezes ou mais por semana poderia aumentar o risco de lesões e desencadear o overtraining.

Suponhamos que você consegue fazer 6 (seis) barras consecutivas, de maneira correta; então a cada minuto você fará 2 (duas) repetições na barra fixa. Esse treino dura apenas 10 (dez) minutos e, seguindo o exemplo acima, você fará 11 (onze) séries de 2 (duas) repetições (aproximadamente 33% da carga máxima).

Importante dizer: você deve fazer esse treino duas ou três vezes por semana, mas pode aumentar o número dependendo do seu grau de interesse em se aperfeiçoar nesse exercício (eventualmente colocando este objetivo acima de outros, já que, em excesso, esse treino pode interferir no resto da sua programação).

Muitas pessoas que não conseguem realizar o movimento da barra fixa tem enfraquecimento dos deltoides. Com isso, perde-se estabilidade e potencial de força no movimento. Por isso, é muito importante fortalecer estes músculos de uma forma específica e de acordo com este objetivo.

Os integrantes da Marinha conseguem realizar pelo menos 3 barras fixas; no entanto, para se alcançar uma pontuação de 50% eles precisam fazer dez repetições. Ao contrário de outros testes militares, como o de flexão e corrida longa, testes de barra fixa não tem limite de tempo definido.

Segure a barra, mantendo os braços esticados, sem tocar o solo, e mantenha essa posição por 20 segundos. Você pode balançar o corpo levemente para frente e para trás, para otimizar o alongamento.

7 dicas para um treino de força efetivo

  1. Intercale movimentos rápidos e lentos. ...
  2. Experimente diferentes combinações de exercícios. ...
  3. Melhore sua amplitude do movimento. ...
  4. Tente exercícios unilaterais. ...
  5. Foque em super-sets. ...
  6. Inclua novos exercícios no treino. ...
  7. Aumente as repetições para obter mais ganhos.

Geralmente, conseguir fazer 6 barras é um equivalente a 80% de sua força máxima. Ou seja, se a pessoa pesar 70 quilos, seu 80% são 70 kg e sua força máxima deveria ser 87 quilos (100%). Se consegue fazer 4 barras este valor fica entre 85 a 90%, o que significa que sua força máxima deveria ser de 82 kg.

Uma boa dica é fazer pelo menos uma ou duas séries até a falha por dia, todos os dias, até aumentar o seu recorde de repetições significativamente. Mesmo que você só consiga fazer uma única rep, faça duas séries de uma rep. O progresso depende da prática. Insista, ao invés de desistir.

Além dos braços, a barra fortalece o core (conjunto de músculos profundos do abdome), ajudando na estabilização e no aprimoramento de técnica de corrida. Depois dessa, que tal dar uma chance para a barra? Existem algumas formas de segurar a barra que solicitam o trabalho de músculos diferentes.

Também é chamado popularmente de flexão de braços na barra fixa ou puxada alta. O movimento é realizado na barra fixa e tem como objetivo fortalecer principalmente antebraços, bíceps, ombros, e os músculos superiores e inferiores das costas.