Como agradecer de forma neutra?

Perguntado por: ahipolito2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Nestes, o agradecimento é expresso pelas formas neutras: obrigado(a) e muito obrigado(a).

Entre os exemplos de linguagem neutra, podemos citar “todes” ou “amigues”. Há também quem use “x” ou “@” para substituir os artigos feminino e masculino. Dessa forma, ficaria “todxs”, “tod@s” ou “amigx”. Há pessoas que também utilizam “elu” para se referirem a qualquer indivíduo, no lugar de “ele” ou “ela”.

Segundo a proposta da linguagem neutra, as frases “O meu amigo é engraçado” e “Ela é bonita”, por exemplo, se transformariam em “Ê minhe amigue é engraçade” e “Elu é bonite”, respectivamente. Uma outra alternativa é utilizar “ile”/“dile” para substituir os pronomes binários.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

5 formas de mostrar agradecimento pela convivência

  1. Faça um elogio sincero e consistente. "Sentir gratidão e não expressar é como embrulhar um presente e não entregá-lo." - ...
  2. Dê um presente relevante. ...
  3. Dê oportunidades para a equipe. ...
  4. Ouça com atenção. ...
  5. Crie uma cultura de elogios (Kudos)

7 formas de demonstrar gratidão

  • Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? ...
  • Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  • Valorize os momentos compartilhados. ...
  • Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  • Seja gentil. ...
  • Escute. ...
  • Expresse seu amor.

Agradecimentos a familiares e amigos
Aos amigos/familiares ______ e ______, por todo o apoio e pela ajuda, que muito contribuíram para a realização deste trabalho. Aos meus pais e irmãos, que me incentivaram nos momentos difíceis e compreenderam a minha ausência enquanto eu me dedicava à realização deste trabalho.

Diga “obrigado”. É um gesto simples e poderoso. É fácil esquecer de dizer um singelo “obrigado”, mas é uma palavrinha que pode fazer um mundo de diferença! Da próxima vez que alguém o ajudar com um grande favor, mostre que ficou muito grato com um “obrigado”.

Obrigado, meus amigos. Vocês são a verdadeira razão da minha felicidade e eu não sei o que seria de mim sem a companhia e parceria de cada um de vocês. Senhor, obrigada por me salvar no momento em que eu mais precisava. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

A linguagem neutra visa se comunicar de maneira a não demarcar gênero no discurso linguís- tico, a fim de incluir todos os indivíduos. Aplica-se a pessoas não-binárias, bebês intersexo, ao nos referirmos a um grupo de pessoas com mais de um gênero ou quando não sabemos quais pronomes usar com determinada(s) pessoa(s).

Resumidamente, a linguagem neutra, também conhecida como não-binária, é uma forma não sexista de se comunicar, com o objetivo de incluir diferentes grupos que não se sentem representados atualmente. Dessa forma, a linguagem permite flexibilizar a maneira com que já falamos, para evitar a reprodução de falas sexistas.

Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída. Ao falarmos de uma pessoa trans, por exemplo, em vez de falarmos “amiga” ou “amigo”, podemos usar “amigue”. No lugar de “bonita” ou “bonito”, pode-se adotar o adjetivo neutro “bonite”.

Os chamados pronomes neutros, muito embora não sejam aceitos pela norma culta, são um fenômeno que tem o propósito de alterar o idioma para incluir todas as pessoas. Quem defende essa forma de se comunicar adota grafias que desprezam o “A” no gênero feminino e o “O” no gênero masculino.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

Usa ponto de exclamação ou ponto final depois de frase de agradecimento. Depois de uma frase de agradecimento pode-se usar tanto o ponto de exclamação quanto o ponto final: - Obrigada pela ajuda.

Veja algumas maneiras de agradecer um reconhecimento profissional:

  1. “Obrigado(a)! É muito bom ouvir isso”;
  2. “Eu realmente me esforcei. ...
  3. “Obrigado(a). ...
  4. “Obrigado(a). ...
  5. “Suas palavras significam muito para mim. ...
  6. “É bom saber que estou crescendo profissionalmente. ...
  7. “Consegui graças a sua orientação”.

Obrigado a todas as pessoas que contribuíram para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa. Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente me olhou depressa demais.