Como agradar Oxum Opará?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Os filhos de Oxum Òpàrà são versáteis e elegantes. As energias da senhora dos encantos influenciaram nesta semana na gentileza e espontaneidade. No trabalho, o momento é para aproveitar a influência de Oxum Òpàrá na gentileza e usá-la para cativar os colegas e a chefia a seu favor.

Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta. Tem ligação com Ògún e Oyá. Usa a adákò (espada curta) e o abèbè (leque). Seu número é o 5 (odù Òsé - intuição).

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

“Ora iê iê ô! Salve a senhora da bondade. Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar.

Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino.

Dentre alguns exemplos de Exus da linha de Oxum, estão eles: Toquinho da Calunga. Caverinha. Calunguinha.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

Além de nascimento de Luiz Gonzaga (consequentemente o dia nacional do Forró), 13 de dezembro também é dia do marinheiro e de Santa Luzia. Santa Luzia é sincretizada com Oxum Opará, a forma mais guerreira da mãe das águas doces.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Fio de contas/Guia Oxum Opará amarelo - Cristal e miçangas - Orixá Umbanda Candomblé | Shopee Brasil.

Abebê Oxum Opará Pedra Amarela.

Opará não admite mentiras e não vê defeitos em seus filhos, gosta de tudo muito bem limpo e seus filhos são intuitivos, enxergam coisas de longe, assim como dá a seus filhos o poder de ler todo e qualquer oráculo.

Nos cultos de nação, a representação de Oxum Opará não tem um consenso, por isso, para algumas vertentes ela é uma divindade a parte, nascida de Xangô com Obá, já para outras ela se classifica como uma qualidade de Oxum. Tem ligação forte com Oyá, o que lhe concede diversos mitos relacionados com a Orixá.

Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor.

Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem suas finalidades. Atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social. Eles são pessoas que traçam objetivos e não desistem de jeito nenhum!

Os filhos de Oxum não gostam de chocar as pessoas ao seu redor. Gostam de manter a sua bela e linda reputação, por isso age sempre com discrição e diplomacia, fogem de escândalos e vexames. Eles gostam de enfeitiçar os outros com sua opinião, sempre para fazer boa figura.

mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.