Como agradar orixá tempo?

Perguntado por: ovarela7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para agradar e agradecer por todos os feitos de Iroko, é comum realizar a preparação de pratos que se tornarão oferendas. Muitas dessas receitas, inclusive, contêm ingredientes como carneiro, milho branco e farofa de dendê. Esses alimentos, afinal de contas, são muito apreciados por essa divindade.

Existe um orixá muito potente, mas pouco conhecido. O orixá Tempo. Ele é representado pela árvore Irôko e reclama nos terreiros que as pessoas só o invocam quando estão muito aperreadas, “com piolho na cabeça”, querendo logo resolver algo.

Os animais a ele consagrados são a tartaruga e o papagaio. Iroko é um Orixá pouco cultuado tanto no Brasil como em Portugal, e os seus filhos também são muito raros. Os seus filhos, no entanto, são sempre muito protegidos pelo seu Orixá.

Oferenda para Iroko
O ajabó é um prato bastante comum de ser oferecido ao orixá do Tempo. Para prepará-lo, é necessário ter em mãos quiabo, um copo de mel e azeite doce. Embora a receita seja simples, é importante ter o auxílio de uma pessoa que possua experiência em seu preparo.

Tudo Sobre Iroko – O Orixá do Tempo. Iroko é um dos Orixás mais antigos, ele representa o tempo e rege a Ancestralidade. Ele foi a primeira árvore plantada na terra, por onde desceram todos os Orixás, por este motivo ele é o líder de todos os espíritos das árvores sagradas.

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos. Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.

Saudação: Kitembo dia banganga, talenu (vejam! a divindade do ar, atmosfera) Nzara Ndembwa – Gloria ao Tempo! Kiamboté Tat'etu Kidembu. Kiuá! Eu te saúdo nosso pai Tempo.

Usa o Sekundi Kitembo (grelha do tempo). Saudação: “Nzara Kitembo!”

Tempo é, em nossa Casa, um Orixá. Nosso entendimento dessa Força em muitos momentos se aproxima do culto ao Iroco Nagô. Tempo seria a qualidade de conexão entre o plano telúrico – o Aiyê – e o plano divino – o Orum. Por isso, seu campo de ressonância natural são as árvores.

-(ówe)provérbio: “A imprudência é o venemo da continuidade”. -neste odú falam principalmente Oxalufon, Ibeji, Irôko e Ajê Salugá. Representa a sabedoria, a consciência e a clarevidência.

Iroko (do iorubá Íròkò) é guardião da ancestralidade e dos antepassados, é a força das variações meteorológicas e, ao mesmo tempo, floresta centenária.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Iroco ou Irocô (em iorubá: Iroko) é um orixá do candomblé Queto. No Brasil, é associado à árvore conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à árvore Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.

Além do mais, a infusão das folhas do Iroko é usada como ordálio para detectar todo crime oculto. Encontramos em Verger (1999), uma referencia a divindade Loko, ou seja, o deus das árvores, assim tendo as árvores almas, isso explica a importância do emprego das folhas na prática medicinal e religiosa no Daomé.

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