Como agradar Exu orixá?

Perguntado por: ebrites . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

É bastante comum que as oferendas para Exu sejam feitas em cruzamentos de ruas ou outros lugares semelhantes, chamados de encruzilhadas.

É necessário pois, fazer sempre oferendas a Exu antes de qualquer outro Orixá. A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. É bom fazer-lhe oferendas, neste dia, de farofa, azeite de dendê, cachaça e um galo preto.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

tipo se for pra vc acender uma vela pros Exus tipo acenda no quintal direitinho a vela da cor deles tipo preta ou vermelha e não tenha medo não mas depende pra que que vc vai acender esta vela se for só pra ofertar a eles pode acender no seu quintal mas se tiver com outra coisa em mente um bom mesmo é vc procurar um ...

Saudação a Exu
E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”. Quando apontamos aos mãos para baixo, significa que estamos entregando a terra e a Exu as energias mais densas.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

ter um melhor aproveitamento. da energia quando a gente não firma do lado de dentro né que traz coisas ruins é que energia ficar mais intensa quando do lado de fora ou em contato com espaço aberto então se você tem essa possibilidade. perfeito se não faça onde dela aí na sua casa o ideal.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Obaluaye- Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta. Exu- Pitanga. Banana d'água. amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.

13 de junho

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Escreva o nome da pessoa 7 vezes a lápis, coloque dentro da garrafa com uma colher de açúcar mascavo, misturado com erva-doce e gengibre ralado. Sacuda bem esta garrafa e enterre-a aos pés de uma bananeira, fazendo seus pedidos com muita fé a Exu.

Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente. Pimenta – Ervas Quentes.

A "entrega" começa em frente ao portão, feira geralmente nas segundas-feiras. Nesse caso, a oferenda é preparada no domingo e adormece no assentamento de Exú, um quarto onde fica a imagem da entidade.

Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!

Comida, vestimenta e dança são fundamentais para que as entidades se manifestem com harmonia e distribuam sua força aos devotos. As danças, em especial, são coreografadas com movimentos e sinais específicos, exprimindo a maneira de ser de cada divindade.

Exu no imaginário umbandista é a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas.