Como agir com filho Respondão?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

É importante ressaltar que crianças que começam a responder estão sentindo emoções intensas que não são capazes de compreender, então se expressam da maneira que faz aliviar as emoções. Tente não gritar nem fazer ameaças. Respire fundo e conte de forma decrescente a partir do 20. Evite discussões em público.

Ouça-o e entenda por que ele está magoado
Muito provavelmente, você quer que as pessoas te entendam, tenham empatia com você e que seus sentimentos sejam validados. Embora seja difícil ouvir sobre o quanto você magoou seu filho, você precisa fazer isso para entender exatamente como você o machucou e por quê.

Os motivos que podem motivar a falta de paciência com as crianças são os seguintes: Falta de clareza na distribuição das funções a cumprir. Acontece quando o papel de pai é assumido sem ter consciência do que isso significa. É considerado algo natural, sobre o qual não há nada a aprender, quando na verdade não é.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Você deve ajudar o seu filho a ter controle sobre a sua própria vida, mesmo que seja você o guia dele. Você deve colocá-lo para fazer as coisas por conta própria, levando em consideração a capacidade de discernimento dele, e, depois, trate de transmitir-lhe os seus valores e de ser o melhor exemplo para ele.

O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.

Deixe a criança passar um tempo fora de casa, fazendo artes ou brincando na banheira o máximo possível. As atividades criativas e físicas ajudam a gastar um pouco da energia, fazendo com que seu filho durma melhor e fique menos teimoso. Por exemplo, leve na bolsa do bebê um livro, petisco ou brinquedo.

Os filhos rebeldes são crianças que nunca estão satisfeitas com nada, dão chilique e não têm medo de qualquer tipo de castigo, sendo capaz de acabar com a paciência de qualquer adulto. No entanto, como tudo na vida, apesar desses pontos negativos, a rebeldia tem uma grande vantagem.

Aproveite os momentos em que algo lhe incomoda e seja aberto o suficiente para explicar ao pequeno os motivo de aquele tipo de atitude não ser adequado. Após, escute o que as crianças tem a dizer, muitas vezes eles sentem coisas que não sabem bem explicar, e é necessário paciência para chegar ao fundo da questão.

7 práticas para impor regras e limites na educação dos filhos

  1. Nunca suborne. ...
  2. Evite punições extremamente severas. ...
  3. Priorize o bom diálogo. ...
  4. Estabeleça “acordos” ...
  5. Não faça ameaças. ...
  6. Cumpra as consequências que foram estabelecidas. ...
  7. Jamais questione a autoridade do(a) parceiro(a)

8 conselhos para exercer uma autoridade assertiva com seus filhos

  1. Dê normas claras, diretas e pontuais. ...
  2. Não dê muitas normas ao mesmo tempo. ...
  3. Estabeleça limites. ...
  4. Use o tom de voz certo. ...
  5. Faça contato visual. ...
  6. Seja coerente. ...
  7. Cumpra as consequências que você estabeleceu. ...
  8. Nunca deixe de ser carinhoso.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Em algum momento do crescimento, filhos e filhas desenvolvem uma espécie de deficiência auditiva seletiva que praticamente os faz deixar de ouvir o que seus progenitores dizem. Especialmente quando pai ou mãe estão pedindo alguma coisa.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Esses pais são chamados de tóxicos porque, ao exagerarem na superproteção e até mesmo no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento das crianças. Com isso, afetam principalmente a autoestima, autoconfiança e autonomia de seus filhos.

Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Dicas para não perder a paciência com os filhos

  1. Dedique mais tempo às crianças. ...
  2. Dê bons exemplos. ...
  3. Respire. ...
  4. Estabeleça diálogo. ...
  5. Tenha uma rotina. ...
  6. Evite o “porque não”/ “porque sim” ...
  7. Estabeleça limites. ...
  8. Desenvolva sua Inteligência Emocional.