Como agilizar o tratamento do aparelho?

Perguntado por: ealegria9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Para acelerar tratamento ortodôntico, cuidados são essenciais

  1. Manter a limpeza. Principalmente quem usa aparelho fixo encontra dificuldade na hora de fazer a higiene bucal. ...
  2. Ter cuidado com a alimentação. ...
  3. Ir ao dentista quando cair alguma peça.

No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

Alinhadores invisíveis tendem a ser mais rápidos
Até porque, ele é mais rápido do que o tratamento com aparelho fixo, por exemplo. Além disso, é discreto, pois trata-se de uma espécie de placa transparente que se encaixa perfeitamente na arcada e quase não aparece.

Escovar com calma, evitando bater a parte dura da escova, nas peças do aparelho também ajuda a conservá-las. Já no tratamento com aparelhos móveis, lembrar sempre de que ele, além da boca, só deve estar dentro da caixinha, durante as refeições ou atividades sociais e esportivas.

Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.

Dor ou desconforto
A movimentação dos dentes tem início logo no primeiro dia com o aparelho ortodôntico. É comum que o paciente sinta alguma dor, principalmente durante a mastigação. Evite tomar medicamentos de maneira desnecessária, caso precise, entre em contato com nosso consultório.

Muitas pessoas sonham com um sorriso bonito e alinhado, mas se perguntam se é possível colocar aparelho mesmo faltando dente. A resposta é: sim.

Esse aparelho dental exerce pressão sobre os dentes e usa a força mecânica para movimentá-los. A dor, tão comum após colocá-la e fazer sua manutenção, surge dos mediadores inflamatórios que o corpo produz em resposta à movimentação na boca.

A duração do tratamento ortodôntico varia de acordo com cada paciente e suas complexidades. Em média, no entanto, varia de 12 a 24 meses. O aparelho já começa a fazer efeito assim que instalado. Se você mora em Canoas ou Porto Alegre, agende agora sua avaliação periódica na Clinodente mais próxima.

Instabilidade da mordida
No entanto, existe uma série de ajustes finos que precisam ser feitos para reposicionar também a raiz dos dentes, e isso influencia o modo como as arcadas dentárias se encaixam, ou seja, a mordida. Se você tirar o aparelho antes de finalizar o tratamento, ocorrerão instabilidades nesse encaixe.

Você pode escolher as cores de elásticos que combinem com o tom da sua pele. Se você tem a pele escura ou morena, opte por tons de joias brilhantes, como ouro, turquesa, violeta ou marinho. Se tem a pele clara, cores frias ficam melhores, então experimente prata, azul celeste, rosa claro ou lilás.

Quanto tempo demora para corrigir um dente encavalado? Depende do dente e da posição em que ele está. Existem casos que em 6 meses é possível reposicionar o dente, enquanto em outras situações é necessário esperar por mais de um ano.

Com a deficiência na higiene bucal e o acúmulo de biofilme dental em componentes do aparelho ortodôntico, isso facilita o desenvolvimento da inflamação”, explica a profissional.

Não há incompatibilidade entre os dois procedimentos serem feitos no mesmo dia.

O tempo para a manutenção pode variar de acordo com o diagnóstico do paciente, o tipo de aparelho utilizado e a fase do tratamento. Esse intervalo pode variar de 15 a 60 dias entre uma consulta e outra.

Se o paciente ficar 1 ou 2 semanas sem aparelho, provavelmente não irão ocorrer muitas movimentações desfavoráveis, e quando voltar ao tratamento vai retomar praticamente do estágio anterior. Por outro lado, caso o paciente fique muito tempo sem aparelho, as chances de perder os resultados já atingidos são bem maiores.

Dica #2: Use a cera ortodôntica
Peça para seu ortodontista te dar um pacote de cera ortodôntica ou compre na farmácia.

Uma delas é se o aparelho deixa o dente mole. Se você já ouviu falar ou está passando por essa situação, saiba que realmente pode acontecer, mas é normal. Algumas pessoas podem pensar que essa é só uma impressão. No entanto, o aparelho deixa o dente mole de verdade, e isso é necessário para que o tratamento corra bem.

Em resumo, é muito mais fácil entender quanto custa para tirar o aparelho ortodôntico do que colocá-lo. Embora os valores variem, podemos mencionar algo entre R$ 500,00 a R$ 1.500, reforçando sempre que isso se trata apenas de uma estimativa.

Isso porque da mesma forma que se levou um determinado tempo para que os dentes ficassem alinhados com o aparelho, levará também outro período para que eles voltem a se posicionar como antes.

É comum sentir a movimentação, afinal, sua estrutura dentária está se mexendo, mas isso não precisa ser um sofrimento. Então, colocar aparelho dói? Não necessariamente. Você pode e deve escolher a forma de tratamento que não diminui seu bem-estar e permite uma rotina tranquila e sem maiores desconfortos.