Como agem as pessoas recalcadas?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

De acordo com a psicanálise, o recalque é um mecanismo mental de defesa que protegem a pessoa de pensamentos que sejam contrários ao “eu”. Ou seja: uma pessoa recalcada está colocando em evidência as situações, desejos ou problemas em si que não quer admitir.

Definição de recalque na Psicanálise
Assim, ele pode ser entendido como um sinal de defesa, que mantém afastado da consciência alguma ideia ou situação que pareça ameaçadora. Ou seja: é um mecanismo de defesa mental de algo incompatível com o sujeito.

Há dois tipos de recalques: recalque uniforme (ou absoluto) e o recalque diferencial, que pode acontecer com ou sem distorção angular. Três principais tipos de recalque: (a) Recalque uniforme; (b) Recalque diferencial de corpo rígido; (c) Recalque diferencial com distorção.

Ou seja: uma pessoa recalcada está colocando em evidência as situações, desejos ou problemas em si que não quer admitir.

Em linhas gerais, é possível afirmar que o recalque é o “produto” da interação do solo com a carga, no caso a construção. A causa é o adensamento ou acomodação do solo por conta da pressão, tensão ou mudança de volume. Em outras palavras, é quando a construção se “afunda” no solo.

A teoria psicanalítica explica que o recalque é o processo automático que mantém fora da consciência, impulsos, ideias ou sentimentos inaceitáveis, os quais não podem se tornar conscientes através da evocação voluntária.

Recalcamento consciente e voluntário: 1 recalcamento, rejeição, recusa, resistência, repressão, repulsão, repulsa, desaceitação, desacolhimento.

Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante. Jesus ainda vai mais além dizendo que a medida transbordante “lhe será derramada em seu colo“.

O recalque propriamente dito é efeito do conflito entre o sistema Inconsciente e Pré-Consciente-Consciente, este tem o objetivo de fazer com que certas manifestações não ingressem no sistema Pcs/Cs.

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”.

O recalque consiste na exclusão dos impulsos e suas representações ideacionais do consciente. Ocorre sempre que um desejo, impulso, ou idéia, ao se tornar consciente, provoca um conflito insuportável, resultando em ansiedade.

(Roudinesco e Plon, 1996, p. 659) A repressão diferencia-se, portanto, do recalque por operar ao nível da consciência e manter o conteúdo reprimido apenas em estado latente (no pré-consciente), sem torná-lo inconsciente, sendo isso o que caracteriza o processo recalque.

Conceito de Recalcamento
Ainda segundo Freud, essa barreira só começa a existir a partir de uma partição relevante entre o consciente e o inconsciente, uma divisão entre as duas frações do cérebro, concluindo assim que o recalque não faz parte do nosso mecanismo de defesa, previamente dito.

Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.

O monitoramento dos recalques é conduzido por meio da técnica do nivelamento geométrico de precisão, cuja resolução é de 0,1 mm. Esta técnica permite a verificação da acurácia durante a campanha, possibilitando correções ao longo das leituras e garantindo assim a assertividade e a qualidade das leituras conduzidas.