Como agem as pessoas inteligentes?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Por decorrência da curiosidade, mas também da empatia, entendem a situação por outras perspectivas antes de determinar qual a melhor resposta.

Hobbies são atividades que as pessoas fazem em seu tempo livre para se divertir, relaxar ou aprender algo novo. Alguns exemplos de passatempos comuns incluem colecionar itens, ler, praticar esportes, jogar jogos, cozinhar, desenhar, escrever, viajar e cuidar de animais de estimação.

Inteligência e aprendizado
Sem dúvidas, umas das maneiras mais eficientes de ser mais inteligente é buscar diferentes formas de aprendizado. Aprender novos assuntos todos os dias ajuda a estimular o nosso cérebro para ele se manter em atividade.

Leninha comentou ainda as características em comum de pessoas inteligentes, como a curiosidade, memória natural, imaginação fértil, originalidade, senso de justiça, flexibilidade e solidariedade.

Os sinais de pessoas inteligentes costumam ser:

  1. Curiosidade. A curiosidade é uma marca registrada de inteligência. ...
  2. Adaptabilidade. ...
  3. Tolerâncias. ...
  4. Pessoas inteligentes gostam de leitura. ...
  5. Humor aguçado. ...
  6. Humildade. ...
  7. Pessoas inteligentes pensam diferente. ...
  8. Pessoas inteligentes podem ser mais reservadas.

Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões.

Estes 7 sinais indicam que você é mais inteligente do que a...

  1. Flexível e adaptável. ...
  2. Sempre disposto a aprender mais. ...
  3. Grande observador. ...
  4. Sabe se autocontrolar. ...
  5. Bom humor. ...
  6. Tem empatia com o próximo. ...
  7. Gosta de ficar sozinho.

Quem tem um alto nível de inteligência está sempre receptivo para novas oportunidades ou ideias. Pessoas inteligentes consideram outras opiniões que agreguem valor e buscam pontos de vista alternativos, ponderando as evidências com justiça. Além disso, elas são cautelosas com as perspectivas e ideias adotadas.

Veja como ser mais inteligente em 5 passos

  1. 1) Procure novidades. Gênios estão sempre procurando novas atividades. ...
  2. 2) Se desafie. ...
  3. 3) Pense criativamente. ...
  4. 4) Faça as coisas do jeito difícil. ...
  5. 5) Estabeleça uma rede de relacionamentos. ...
  6. No ambiente de trabalho, eficiência ainda é a resposta.

Pessoas com QI mais alto tendem a desenvolver a criatividade, curiosidade e vontade de explorar novas ideias. Isso pode ser um motivo para que essas pessoas se dêem melhor nos estudos: como são curiosas, não se cansam de aprender e tendem a questionar o que lhes é dito.

Entre alguns dos principais sinônimos de perspicaz, destacam-se: astuto, esperto, sagaz, inteligente, profundo, agudo, penetrante e claro.

Quais os principais sinais de uma baixa inteligência emocional?

  • Falta de empatia.
  • Discussões frequentes.
  • Insensibilidade.
  • Não aceitam o ponto de vista alheio.
  • Lidam mal com emoções fortes.
  • Vitimismo.
  • Têm poucos amigos.

Fale mais rápido
Não muito rápido, é claro, ou ninguém entenderá uma palavra que você está dizendo. No entanto, os oradores mais rápidos são percebidos como mais confiantes, de acordo com um estudo realizado na Universidade Brigham Young.

Tenha experiências que provoquem conexões mais ágeis dentro do seu cérebro, como a ginástica cerebral, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Para isso, você pode usar jogos, como quebra-cabeça, sudoku e hashi”, continua Tieppo.

Cinco dicas para se tornar um “gênio

  1. Treine sua memória.
  2. Abra-se para novos pontos de vista.
  3. Exercite-se.
  4. Jogue videogames.
  5. Medite.

Qualquer um que estiver disposto a se tornar um gênio, pode se tornar. Não existe o que seja capaz de vencer o seu comprometimento em trabalhar duro até conseguir. A decisão é sua. A maioria das pessoas nunca vai escolher ser um gênio.

Crianças com altas habilidades mentais, os chamados superdotados, apresentam características como raciocínio rápido, criatividade, foco, prazer em ler e estudar e, claro, notas excepcionais na escola.

Uma criança de Praia Grande, no litoral de São Paulo, vem chamando a atenção nas redes sociais por conta do seu quociente de inteligência (QI) de 144 na Escala Wechsler, considerado superior ao de 99,8% da população mundial.

160

Sua pontuação é superior a de personalidades como Stephen Hawking e Albert Einstein, ambos com um QI estimado de 160.

As motivações para esse comportamento são várias: necessidade de autoafirmação, traumas passados, baixa autoestima, ego inflado ou infantilizado, entre outras. Mas, na prática, é melhor aceitar que existem pessoas que se acham melhores do que os outros.