Como age uma pessoa hipocondríaca?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

6 melhores maneiras de lidar com um paciente hipocondríaco

  1. Não solicite exames desnecessários. ...
  2. Agende consultas regulares. ...
  3. Não diagnosticar descartando. ...
  4. Documente a presença de ansiedade de doença. ...
  5. Discuta os medos do paciente. ...
  6. Aborde os sintomas que desafiam o diagnóstico.

Delírio hipocondríaco
O indivíduo crê com convicção extrema que tem uma doença grave, incurável, que está contaminado. É um tipo de delírio muitas vezes difícil de ser diferenciado das ideias hipocondríacas não-delirantes.

Dependendo do quadro, o médico pode prescrever medicamentos que podem ajudar no tratamento, como antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina ou antidepressivos tricíclicos. Muitas vezes, tratar comorbidades, como ansiedade e depressão, também ajuda no quadro da doença.

Custa a acreditar no médico quando ele afirma que você não tem nenhuma doença? Tem a sensação de que as pessoas não levam a sério a sua doença? Tem convicção de que a sua preocupação com saúde é maior que a dos amigos? Acredita que há algo no seu corpo que está funcionando mal?

O tratamento da hipocondria geralmente é feito por um psiquiatra ou psicólogo, por meio de terapia com técnicas como a cognitivo comportamental.

Segundo Freud, na hipocondria há a retirada do investimento libidinal dos objetos, concentrando-se no corpo a atenção quanto às sensações aflitivas e penosas. No narcisismo, da mesma forma, a libido é afastada do mundo externo e direcionada para o eu.

A primeira é deixar claro ao paciente que ele não tem nehuma doença física, mesmo que ele alegue ao contrário. Isso tem que ser feito com orientação e informação sobre o caso do forma bem didática. Outra forma de tratamento é o uso de medicamentos antidepressivos, que deve ser controlado e orientado por um médico.

Uma pessoa hipocondríaca apresenta medos e preocupações fortes com a idéia de ter uma doença grave. As idéias surgem normalmente por alguma sensação que a pessoa sente no organismo insignificativas.

Você se considera hipocondríaco? Segundo o Manual de Transtornos Mentais, publicado pela Associação de Psiquiatria dos EUA, trata-se de uma condição que leva as pessoas a acreditarem que estão com uma doença grave.

A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.

O medo de ficar doente, também chamado de hipocondria ou de transtorno de ansiedade de doença, é caracterizado pelo medo excessivo de adquirir uma doença grave.

Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo.