Como age uma pessoa com fobia social?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Receio em passar por constrangimentos. Ansiedade extrema que antecede um evento, compromisso ou encontro. Receio em ser colocado em evidência em alguma situação. Receio de chegar em uma sala já com as pessoas sentadas.

O medo de se comunicar pode ser um entrave constante na vida de quem tem fobia social. Para superar isso, o primeiro passo é entender que o outro nem sempre faz ideia dessa sua dificuldade. Assim, prefira perguntas abertas, de modo a não possibilitar respostas curtas como “sim”, “não”, “às vezes” ou “mais ou menos”.

Quadros de fobia social grave podem fazer com que a pessoa passe dias a fio antecipando as situações que terá de enfrentar. Além disso, esse medo acaba por afetar o desenvolvimento e desempenho nas atividades do dia a dia, as relações sociais, seja com amigos, colegas de trabalho ou familiares.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, afirma que pessoas com fobia social apresentam níveis muito altos de serotonina – eurotransmissor que atua no cérebro, controlando o humor, emoções e comportamentos.

Para regular e vencer o medo e, por consequência, a fobia social, o primeiro passo é organizar um plano para enfrentar o medo, aos poucos. Esse plano começa entendendo em quais situações, com qual intensidade e frequência essa ansiedade acontece.

O profissional que desenvolve quadros mais graves de Fobia Social, acaba por viver à margem do trabalho formal, por manter sua interação social limitada. Reverter esse quadro é possível com a Terapia Cognitivo-Comportamental, o que se pretende apontar no presente trabalho.

A paroxetina é o medicamento mais estudado com metodologia duplo-cega, com melhores resultados e com boa tolerância. Atualmente, os indivíduos que têm sua vida prejudicada pela fobia social podem, com o tratamento eficaz, adquirir uma postura mais segura em situações sociais.

Embora um pouco de ansiedade em situações sociais seja normal, as pessoas com fobia social têm tanta ansiedade que chegam a evitar situações sociais ou as suportam com angústia. Aproximadamente 13% das pessoas apresentam fobia social em algum momento de suas vidas.

A fobia social é um transtorno psicológico que pode afetar gravemente o bem-estar e saúde de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia e o acompanhamento com um médico psiquiatra em casos mais severos são partes fundamentais do tratamento.

O isolamento social pode estar atrelado a traumas, autossabotagem, depressão, ansiedade ou traços de personalidade. Apenas compreendendo o que se passa dentro de você será possível elaborarmos questões mais assertivas para uma vida menos insalubre como mencionou.

O que é o teste psicológico de fobia social? O teste de fobia social se trata de um método que avalia e analisa traços da personalidade, sinais e sintomas. Os testes psiquiátricos identificam transtornos ou outras patologias de origem psíquica.

O medo da interação com pequenos grupos na escola pode levar a prejuízo acadêmico. A educação tende a ficar comprometida em crianças que sofrem de ansiedade social e eles têm mais chances de abandonar a escola precocemente (Nardi, 2000).