Como age uma pessoa chantagista?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O chantagista nem sempre usa violência, ameaça direta e intimidação para obter controle. Muitas vezes, eles usam suas emoções de medo, culpa, dever e pena para conseguir o que querem. Analise seu relacionamento e pergunte-se se você cede aos desejos de seu parceiro por culpa ou dever.

Para acabar com a chantagem emocional, você precisa identificar o tipo de chantagem que a pessoa costuma utilizar: ameaça, colocar a culpa no outro, se fazer de vítima, se empoderar. Em seguida, perceba qual a real necessidade por trás desse comportamento – ser aceito, amado, se sentir protegido, seguro, realizar algo.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Tipos de manipulação

  • Tratamento de silêncio.
  • Gaslighting.
  • Transferência de culpa.
  • Alienação.
  • Abuso de gratidão.

Se alguém tentar chantagear você (ameaçando compartilhar informações privadas suas caso você não envie dinheiro ou faça algo que não se sente à vontade), denuncie. Você também deve entrar em contato com as autoridades locais de aplicação da lei.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Não responda diretamente a chantagem, pois isto pode parecer a ele que você "mordeu a isca". Deixe-o falar ou agir até se esgotar. Não ceda de pronto, sem negociar de forma saudável. Obrigue o chantagista a negociar seus interesses de forma que fique bom para todos.

Sinais indicam que seu parceiro é um manipulador emocional; saiba identificar

  1. Muda a maneira de ser somente quando a parceira quer desistir.
  2. Culpa a parceira por seu próprio mau comportamento.
  3. Recusa-se a dar explicações.
  4. Diminui os sentimentos da parceira.
  5. Está sempre acima da parceira.
  6. Coloca o parceiro para baixo.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

“O manipulador não ama a outra pessoa: ama o poder que tem sobre ela”. Ele se aproveita de um discurso vitimista. “Muitas vezes, no modo como fala, a pessoa manipuladora se coloca como vítima: fala das violências por que passou, de como foi tratada mal, etc.”, conta o psicólogo.

Os manipuladores emocionais são experts em distorcer fatos e isolar acontecimentos, contando no momento e da maneira que mais lhe convém. Assim, conseguem manipular pessoas e circunstâncias para que os resultados sejam do jeito no qual planejaram, tendo uma falsa ilusão de que estão no controle de qualquer situação.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Os manipuladores dão um tratamento silencioso após uma discussão como uma tentativa de fazer você se sentir culpado ou forçá-lo a se desculpar. Eles fazem isso para tomar o poder em um relacionamento, ou como punição por não fazerem o que querem.