Como age um administrador?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Saber expressar ideias e opiniões e posicionar-se de forma clara é uma das características principais de um administrador. Em geral, sua rotina de trabalho inclui reuniões constantes para discutir mudanças no planejamento ou apresentar resultados e indicadores.

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Diante de todos esses desafios, o administrador – para ser bem sucedido profissionalmente – precisa desenvolver três competências duráveis : o CONHECIMENTO, a PERSPECTIVA e a ATITUDE.

Diante disso, conclui-se que a administração é responsável por direcionar os departamentos e portanto, a organização como um todo, sendo que as decisões tomadas em um setor refletem nos demais e consequentemente em todo conjunto, podendo contribuir para permanência ou falência do negócio no mercado.

No cargo de Administrador de Empresas se inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.775,00. A média salarial para Administrador de Empresas no Brasil é de R$ 3.094,00.

Um bom administrador deve conseguir fazer um planejamento claro e coerente ao executar suas negociações. Assim, deve conhecer as necessidades da organização, valores, visão e missão. Ter essa habilidade, portanto, é fundamental para ter sucesso nessa área.

O administrador é responsável por gerenciar, planejar, organizar, liderar e controlar uma ou mais estruturas de uma empresa. Esses profissionais são responsáveis pelas metas e objetivos a serem alcançados, coordenando as ações necessárias para garantir os melhores resultados.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Áreas funcionais: são agrupamentos de processos que juntos sustém o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidos. As áreas funcionais são espaços de administração dos recursos dentro de seu ciclo de vida.

Como é feita a análise de um profissional da Administração
Então, se esse é seu objetivo, comece a se preparar. Também comumente avaliada está a habilidade do profissional em operar sistemas e programas informatizados, como o Excel. Quanto maior a capacidade de gerenciamento de informações, melhor visto é o candidato.

O administrador moderno deve saber da importância de reconhecer a eficiência das estratégias. Se uma ação não surtiu o efeito planejado, é hora de flexibilizar os planos. O bom gestor precisa ser capaz de admitir as falhas e se abrir para o novo, entendendo o momento de dar passos adiante e adotar novas ideias.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

As rotinas administrativas são processos repetitivos que dão apoio às atividades principais dos departamentos. Assim, são formadas por etapas e tarefas que, sempre que realizadas, dão andamento ao dia a dia: pagamentos, documentação, atendimento etc.

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Um Administrador ganha em média R$ 4.428,11 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 121.947 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas ...

Dentre os setores mais buscados para a atuação do administrador estão a administração pública, Recursos Humanos e logística, por exemplo. Além disso, caso o administrador não tenha interesse em prestar serviços como contratado pode seguir carreira no empreendedorismo atuando no seu próprio negócio.

O setor financeiro é um dos mais bem pagos no mercado da Administração. Os profissionais da área cuidam da gestão dos bens das empresas, bem como do cumprimento de metas financeiras e lucros. Por ser um setor de muita pressão e alto risco, seus profissionais recebem um salário acima da média.

No caso dos funcionários estaduais e municipais é necessário verificar as leis locais. Outros casos que não podem ser administradores, são: empreendedores falidos que ainda não constem oficialmente como reabilitados, leiloeiros, menores de 16 anos, portadores de deficiência mental, dependentes químicos comprovados.