Como age o picloram na planta?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Como o picloram controla as plantas? O herbicida é um mimetizador de auxinas (Grupo O), pertencente ao grupo químico dos ácidos piridinocarboxílicos. Os sintomas são os típicos desse mecanismo de ação. Crescimento anormal, epinastia (curvamento do caule) e encarquilhamento.

COMO OS HERBICIDAS MATAM AS PLANTAS
A morte das plantas tratadas com inibidores da fotossíntese ocorre por estes herbicidas ao bloquearem o transpor- te de elétrons, produzirem substâncias ricas em energia e altamente tóxicas, que destroem as membranas das células e levam, assim, a planta à morte.

auxinas

Este produto com base de ingrediente ativo Picloram pertence as auxinas sintéticas (mimetizadores de auxina), do grupo do ácido piridinocarboxílico (Grupo O), segundo classificação internacional do HRAC (Associação Brasileira de Ação à Resistência de Plantas Daninhas a Herbicidas).

pH do solo e o residual de picloram
Para herbicidas acídicos, quando o pH do solo está abaixo do pKa, a forma molecular predomina e a adsorção aumenta. Como o pKa do picloram é de 2,3, é provável que o pH do solo esteja sempre acima. Assim, quanto maior o pH, maiores as chances do herbicida sofrer lixiviação.

TORDON é um herbicida recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para a erradicação de eucalipto na reforma de áreas florestais.

glifosato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”. Até hoje, glifosato, paraquat, glufosinato e diquat foram sempre considerados os “quatro grandes” herbicidas de todos os tempos.

Opção 1 Herbicida: Padron ou similar (picloram, 240 g/L). Dose: 4% (800 mL diluídos em 20 L de água). Adjuvante: não necessita de adjuvante e corante. Opção 2 Herbicida: Plenum (fluroxipir, 80 g/L + picloram, 80 g/L).

Já herbicidas, como picloram e imazapyr, apresentam efeito residual no solo e podem chegar em até 3 anos o intervalo para plantio de culturas sensíveis como algodão, tomate, batata e soja. O herbicida imazaquin, em anos secos, pode afetar a cultura do milho na safra seguinte (mais de 300 dias após a aplicação).

Alguns herbicidas que são absorvidos rapidamente, como o 2,4-D, podem ser “resistentes à chuva” com apenas 15 minutos após a aplicação. No entanto, alguns herbicidas requerem até oito horas livres de chuva após a aplicação para melhor desempenho.

Chuva e herbicida, definitivamente não combinam, segundo o especialista. A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme. “É muito importante que não chova para ter uma boa penetração do herbicida”, diz Pires.

Aplique um óleo mineral de qualidade, na dosagem recomendada, ou melhor, um adjuvante multitarefa que além do próprio óleo mineral, contenha aditivos e surfactantes que potencializem não só a penetração da gota aplicada mas também o deslocamento do herbicida nas estruturas internas da folha.

De misturas com Picloram

MarcaComposiçãoFabricante
Manejo*2,4-D amina, 120 g/l Picloram, 40 g/lDow Agrosciences
Tordon* 2,4-D 64/240 BR2,4-D amina, 240 g/l Picloram, 64 g/lDow Agrosciences

Segundo Neivaldo Cáceres, engenheiro agrônomo e Mestre em solos e nutrição de plantas, o melhor herbicida para as pastagens é a própria forrageira. Para isso, ela precisa se desenvolver em solo bem adubado para crescer vigorosa e, assim, inibir o surgimento das plantas daninhas.

O 2,4-D e o Picloram controlam plantas infestantes eudicotiledôneas, ou seja, plantas com folhas largas. Seu uso tem se popularizado devido à eficiência no controle da Buva (Conyza bonariensis, planta invasora que causa problemas nas plantações de trigo, soja, milho, dentre outras).

A meia-vida do glifosato no solo varia de menos de uma semana até alguns meses, dependendo dos teores de argila e matéria orgânica e do nível de atividade microbiana (TONI et al., 2006). Já Wauchope et al. (1992), relatam que a meia-vida pode chegar a 174 dias.

O milho pode ser plantado no mesmo dia da aplicação do herbicida glyphosate sem que ocorra nenhum sintoma de fitointoxicação. Exceções poderão ser vistas quando o glyphosate for utilizado para dessecação de áreas que apresentem grande quantidade de massa.

O Forth mata mato é um poderoso herbicida à base de glifosato indicado para quem precisa combater problemas com ervas daninhas. A aplicação pode ser feita em mini hortas e pomares, além de todo tipo de jardim.

*Mantido em 24 horas para as situações de aplicações individuais nas plantas que se quer eliminar.

Aplicar de 3,0 a 7,0% (misturar de 3,0 a 7,0 L do produto em 97,0 a 93,0 L de água), aplicando-se 200 a 250 mL por touça.