Como age o Isordil?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O dinitrato de isossorbida, quimicamente designado de 2,5-dinitrato de 1,4:3,6- dianidro-D-glucitol, é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa. Além da musculatura vascular lisa, Isordil® relaxa a musculatura lisa brônquica, biliar, gastrintestinal, uretral e uterina.

Mononitrato de Isossorbida é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal após administração oral, sem sofrer “efeito de primeira passagem” no fígado, como ocorre com o dinitrato de Mononitrato de Isossorbida.

Comprimidos orais: 20 a 40 mg, quatro vezes ao dia, a cada 6 horas ou segundo critério médico (máx. 240 mg/d). Os comprimidos de Isordil® sublingual devem ser colocados e mantidos abaixo da língua, até completa dissolução.

Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose (deficiência Lapp de lactase ou má absorção de glicose-galactose), não devem tomar Isordil, pois ele possui lactose em sua formulação. A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

Este medicamento pode causar algumas reações adversas:
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): vermelhidão na pele, dores de cabeça, enjôos, nervosismo, hipotensão ortostática (queda da pressão), taquiarritmia (aumento da frequência cardíaca) e vômito.

Dinitrato de Isossorbida pode reduzir a freqüência, duração e intensidade das crises de angina.

Pela via oral, sua ação é gradual, tendo início 20 minutos após administração, atingindo concentração sangüínea máxima em 1 a 2 horas. Pela via sublingual a ação é praticamente imediata. A meia-vida plasmática é de aproximadamente 5 horas e seus efeitos persistem por 8 a 12 horas.

Este medicamento é destinado: – À terapia de ataque e de manutenção na insuficiência coronária. – À terapia de ataque e de manutenção na insuficiência cardíaca aguda ou crônica, em associação aos cardiotônicos, diuréticos e também aos inibidores da enzima conversora.

Vermelhidão na pele, cefaléias, enjôos, nervosismo, hipotensão ortostática, taquiarritmia e vômito.

Angil®, Monocordil Monocordil Monocordil®.

Possui uma ação relaxante direta sobre a circulação coronária e circulação venosa. Seu uso é contraindicado em caso de alergia aos componentes da fórmula e por pacientes que apresentam pressão arterial baixa.

Medicamentos Similares do Isordil

  • Angil 5mg, caixa com 20 comprimidos sublinguais. Similar. Angil 5mg, caixa com 20 comprimidos sublinguais. ...
  • Angil 10mg, caixa com 20 comprimidos. Similar. ...
  • Angil 5mg, caixa com 500 comprimidos sublinguais. Similar. ...
  • Angil 10mg, caixa com 500 comprimidos. Similar.

Comprimidos orais - os comprimidos orais de Isordil® devem ser ingeridos, sem mastigar, com ajuda de um pouco de líquido, na dose de 5 a 30 mg, via oral, quatro vezes ao dia, a cada 6 horas, preferivelmente com o estômago vazio.

Angina é o nome dado para a dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração, o que é chamado de isquemia. Ela não é uma doença, mas está relacionada a outras condições que provocam obstrução nas artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao coração.

O Isordil Sub-lingual 5,0mg EMS é indicado para prevenção de insuficiência cardíaca congestiva de origem aguda ou crônica e da dor isquêmica cardíaca. O medicamento deve ser comprado com apresentação de receita médica.

ISOSSORBIDA 20MG 30 COMPRIMIDOS - BIOLAB - GENÉRICO.

A furosemida apresenta efeito diurético (promove a excreção da urina) e anti-hipertensivo (auxilia no tratamento da pressão alta). O início da ação ocorre cerca de 60 minutos após a administração do produto.

Como o Sustrate funciona? Sustrate® melhora o desempenho cardíaco assim como a motilidade da parede segmental em pacientes com doença isquêmica do coração.