Como age o corticoide na cicatriz?

Perguntado por: exavier . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Apesar de ser usado no controle cicatricial desde os idos de 1960, o principal mecanismo de ação dos corticóides permanece pouco esclarecido. O corticóide age inibindo a alfa-2-macroglobulina que, por sua vez, inibe a ação da colagenase5.

O procedimento
No entanto, algumas cicatrizes podem ser tratadas com procedimentos não cirúrgicos, como, por exemplo, a aplicação de corticoide (Triancil ®) em cicatriz hipertrófica ou queloide, ou formulações para melhorar a coloração (discromia).

O corticoide é um medicamento que age reduzindo a inflamação e a produção de colágeno na área afetada, o que ajuda a diminuir o tamanho e a espessura do queloide. Geralmente, são necessárias várias sessões de infiltração para obter resultados significativos.

Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta. Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide.

alimentos embutidos, enlatados e industrializados; farinha branca; refrigerante; pimenta e.

Corticóide tópico, lato sensu, é o medicamento mais frequentemente prescrito na prática dermatológica. Suas propriedades farmacodinâmicas englobam as seguintes ações: vasoconstrição, efeito antiproliferativo, imunossupressão e efeito anti-inflamatório. A constrição capilar (proporcional à potência) diminui o eritema.

O corticóide age inibindo a alfa-2- macroglobulina que, por sua vez, inibe a ação da colagenase. Estudos demonstraram que o efeito in vitro da triancinolona sobre fibroblastos de pele normal e de quelóides.

Kelo-Cote tem em sua composição polisiloxanos e dióxido de silicone, ativos que ajudam a regeneração das cicatrizes, aliviando também a coceira e o desconforto, comuns durante o processo de cicatrização. O Kelo-Cote também possui proteção solar FPS 30, para proteger a região contra os efeitos agravantes do sol.

Melhores pomadas para cicatriz: 6 bons ingredientes ativos

  • Alantoína.
  • Gel de silicone.
  • Alicina.
  • Extrato de cebola.
  • Adapaleno.
  • Óleo de rosa mosqueta.

Laser. No tratamento através do laser, a pele passa por uma renovação a partir do uso de feixes de luz. O laser atinge pequenas áreas da pele para reestruturar a epiderme. O tratamento uniformiza o relevo e a coloração da pele, além de estimular a produção de colágeno.

Essas cicatrizes podem apresentar um aspecto endurecido, visto que são formadas por um excesso de fibras e colágenos na região. Veja! Uma boa notícia é que o fato de você ter cicatriz hipertrófica num determinado corte não significa que também aparecerá em outros ferimentos.

Homem com queloide, após processo de cicatrização. Sua formação acontece normalmente de 3 a 4 semanas após o processo de cicatrização se iniciar, e pode surgir depois dos 3 e 4 meses em quadros específicos.

Então, logo após a cirurgia, um dos segredos de como evitar queloides é o uso de acessórios. Entre eles, destacamos a fita adesiva de silicone e bandanas elásticas. Elas pressionam a região e reduzem o fluxo sanguíneo. Consequentemente, diminuem a produção excessiva de colágeno.

Para o tratamento do queloide, isso é feito com a aplicação de jatos direcionados apenas à cicatriz que deve ser eliminada. A criocirurgia é feita com anestesia local e permite a injeção do gás em camadas mais profundas, que não são atingidas por outros tratamentos.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Como deixar a cicatriz da cor da pele? Durante a cicatrização é importante tomar alguns cuidados para que a cicatrização fique da mesma cor da pele, como evitar a luz solar e usar protetor a todo momento.

Tratamento com laser: a técnica pode reduzir a altura do queloide e fazer com que a diferença de cor da lesão para o resto da pele fique imperceptível. Roupas de compressão: elas ajudam a diminuir a vascularização e inibir a evolução do queloide. São indicadas, principalmente, para pacientes com lesões extensas.

As injeções de cortisona geralmente causam um surto temporário de dor e inflamação por até 48 horas após a injeção. Depois disso, a dor e a inflamação da articulação afetada devem diminuir e podem durar várias semanas, vários meses até perdurar por anos o benefício da infiltração. MAIO 2022.

Por ter uma ação supressiva, a pomada corticoide pode diminuir a espessura da pele, além de causar ressecamento, estrias e vasinhos aparentes. Acne, rosácea, dermatite perioral, púrpura também podem ser resultado do uso do fármaco.