Como age o Aceratum no ouvido?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 2 votos

Aceratum® contém peróxido de carbamida, que quando em contato com a água, libera peróxido de hidrogênio como um dos subprodutos. Foi demonstrado que o peróxido de hidrogênio degrada o cerúmen. O oxigênio liberado forma bolhas que mecanicamente amolecem e ajudam a remover o excesso de cerúmen impactado.

Pode sim! Depende muito da quantidade de cera dentro do ouvido. O ideal é utilizar apenas poucos dias que antecedem a consulta com o otorrino... O aceratum contém peróxido de carbamida, que quando em contato com a água ou com a cera pode causar este efeito de borbulhar.

Aceratum é indicado para facilitar a remoção do excesso de cerúmen do ouvido.

A saída (ou refluxo) da solução de Aceratum após a sua aplicação no ouvido é comum e normal. Não usar cotonetes, palitos de dente, grampos de cabelo ou qualquer outro instrumento para remover a cera do canal auditivo devido ao risco de lesão.

O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha. Procure um otorrino.

Cerumin® solução otológica deve ser utilizado exclusivamente nos ouvidos. O contato com os olhos e a pele pode causar irritação. Em caso de contato, lavar o local com água em abundância.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Por favor, qual seria o mais eficiente para remover cerumem: Aceratum ou Cerumin? Obrigada. Nenhuma das duas medicações tem a função de remover o cerume. A função das medicações é amolecer a cera e facilitar a remoção pelo otorrino, seja por lavagem, remoção com pinças ou aspiração do ouvido.

Os sintomas de cera no ouvido são sensação de que o ouvido está obstruído, dor de ouvido, perda auditiva parcial, zumbido no ouvido, coceira, odor ou secreção.

Não deve aquecer a medicação. Pode utilizar da maneira como o seu otorrino orientou. É importante, após terminar a medicação, retornar ao otorrino para verificar se precisa limpar o cerume. Isso porque esta medicação tem a função de fluidificar o cerume, mas não removê-lo.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

É comum por algumas horas após a lavagem, sensação de ouvido tapado, em alguns casos. Se não passar, precisa retornar p/ reavaliar. Olá! Após a lavagem alguns casos podem evoluir para otite externa, gerando edema (inchaço) no conduto auditivo, ocasionando desconforto.

Erupções cutâneas, urticária, coceira, vermelhidão, inchaço, bolhas ou descamação da pele, chiado no peito, aperto no peito ou na garganta, dificuldade para respirar ou falar, rouquidão incomum, inchaço na boca, rosto, lábios, língua ou garganta.

A região mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e gordura. A cera do ouvido é o resultado da mistura deste sebo com sujeiras, pele descamada, bactérias, água e restos de pelos que existem no ouvido.

Resumindo: Não deve usar cotonete em nenhuma circunstância, pois não ajuda e pode atrapalhar. Procure um médico otorrinolaringologista para que seja feita a remoção da cera de forma segura.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.