Como agasalhar o bebê para dormir no inverno?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

No frio, mais cuidados são necessários para o bebê. Em relação à vestimenta, o ideal é que o bebê esteja agasalhado em camadas, com o body, calça e um macacão ou pijama. Os macacões que mais são recomendados são os de flanela.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

9 - Nunca cubra completamente o bebê, mesmo em dias mais frios. A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir.

A causa da síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é desconhecida. Ela pode ocorrer devido a uma anomalia no controle da respiração. Alguns bebês com SMSI apresentam sinais de terem tido níveis baixos de oxigênio no sangue e períodos de interrupção da respiração (um quadro clínico denominado apneia).

Vamos conferir!

  1. 1) Use aquecedor ou ar-condicionado. Manter o quarto do bebê quentinho é uma das principais dicas para o inverno. ...
  2. 2) Use tapetes. ...
  3. 3) Use cortinas. ...
  4. 4) Use almofadas e mantas. ...
  5. 5) Opte por lâmpadas incandescentes.

Dicas para proteger bebês no inverno

  1. Usar roupas quentes. Seja dentro de casa, seja para passear na rua, é preciso garantir que o bebê esteja com roupas confortáveis e quentinhas. ...
  2. Proteger as extremidades. ...
  3. Garanta a hidratação. ...
  4. Saia em horários mais amenos. ...
  5. Ajuste a temperatura do banho.

Checando a temperatura do bebê
Para saber se o pequeno está com frio, o ideal é checar se o tronco e o abdômen estão gelados. Os pés e as mãos são extremidades do corpo e naturalmente ficam mais frias do que o restante do corpo, portanto nem sempre são parâmetros certeiros.

A temperatura ambiente mais apropriada para bebês, principalmente durante o sono, em seus quartos, está entre 18º e 20º.

Elas favorecem o ressecamento da pele, dermatites, rachaduras nos lábios, infecções virais e, até mesmo, a desidratação. Ainda assim, você não precisa se preocupar, porque não é difícil saber se o bebê está sentindo frio ou calor, e nós preparamos este artigo para ajudar nessa missão!

Dicas Para o Bebê Dormir Quentinho no Inverno

  1. Ambiente. O berço deve ser posicionado longe de correntes de ar, janelas, ventiladores, aquecedores. ...
  2. Roupas. A melhor opção para manter o bebê aquecido é usar roupas adequadas a temperatura. ...
  3. Mantas e Cobertores. ...
  4. Banho Quente. ...
  5. Aquecededor.

O uso de tocas em bebê não é errado, principalmente porque ao nascer, ele ainda não tem cabelo suficiente para proteger a temperatura da cabeça contra o frio ou calor. Seu bebê pode tranquilamente dormir com touca e ficar mais quentinho, porém, não é indicado.

A morte súbita do bebê ocorre habitualmente em crianças com idade entre 1 mês e 1 ano de vida, mas 90% dos casos acometem bebês com menos de 6 meses. A época mais perigosa, com maior número de casos, é entre 2 e 4 meses.

Não utilizar cobertas, travesseiros ou colchões que possam fazer com que o bebê afunde ou se sufoque; Evitar bichos de pelúcia no berço enquanto o bebê está dormindo; Não agasalhar demais a criança; colocando-lhe toucas, por exemplo; Evitar a variação na temperatura, que aumenta os riscos da síndrome da morte súbita.

Em média, o bebê demora cerca de 20 minutos para entrar em sono profundo logo após dormir. Seguindo o ciclo do sono, depois de alguns minutos ele volta ao sono leve, pode ou não despertar, vai dormir novamente com ou sem sua assistência e voltar ao ciclo, inclusive ao sono profundo.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro aniversário, de preferência a partir dos 18 meses de idade. Bebês com menos de 12 meses devem dormir em um berço firme, coberto apenas com o um lençol e de barriga para cima.

O berço deve ficar alguns metros afastados de correntes de ar, ventiladores e aquecedores, evitando que ele seja afetado diretamente pelo ar quente ou frio. O bebê deve ser mantido bem longe de janelas que criem correntes de ar, especialmente se as cortinas e as cordas possam “voar” até o berço.

Para que o bebê não sofra tanto, durante o inverno, dê o banho nos horários mais quentes do dia, perto da hora do almoço. O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê.

As roupas de inverno do bebê devem ser preferencialmente de algodão. Além de mais confortável, esse material é mais macio, reduzindo os efeitos do atrito do tecido com a delicada pele do bebê. O algodão também retém melhor o calor e deixa o bebê mais quentinho.

O profissional de enfermagem deve manter o recém-nascido aquecido nas primeiras horas de vida para auxiliar o equilíbrio entre a produção de calor e a conservação deste pelo bebê.

Extremidades geladas
Diante da imaturidade dos seus órgãos e da sensibilidade da pele, a temperatura pode ser apenas uma questão de circulação. Se o bebê não demonstra nenhum tipo de irritação - expressa geralmente por meio do choro - não é necessário se preocupar e agasalhar.

É muito comum aos pais de primeira viagem achar que o bebê está com frio se perceberem que as mãozinhas e os pezinhos estão frios. Errado. “Mãos e pés frios não significam sempre que a criança está mal agasalhada, pois o bebê costuma ter as extremidades mais frias mesmo”, explica a neonatologista Dra.