Como agasalhar o bebê para dormir no frio?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Criar uma base mais quente no berço para deitar o bebê antes de dormir também é uma ótima opção, como talvez um lençol de plush que aquece a base do berço ou até aquecer um pouquinho antes com o secador de cabelo, mas sempre se certificando que não esteja muito quente, é uma ótima medida para deixá-los confortáveis.

Aposte em blusas de manga comprida, agasalhos, gorros e outras roupas de inverno para bebês. Observe se as peças não estão apertadas ou machucando o bebê de alguma forma. As etiquetas e botões, às vezes, podem incomodar as crianças, então preste atenção a esse ponto.

Não vai fazer mal e ainda vai deixar a criança muito mais confortável. Durante a noite de dias quentes, os pais podem vestir o bebê com macacões e pijamas de manga curta ou longa, desde que sejam de tecido leve, para que os bebês durmam confortavelmente, sem muito calor.

5 dicas para o bebê dormir quentinho

  1. Você já deve ter ouvido falar sobre o risco de usar cobertor ou mantinhas no berço do bebê. ...
  2. Criar uma base quentinha para o bebê deitar. ...
  3. Usar o saco de dormir! ...
  4. A dica mais óbvia, vestir um pijama bem quentinho! ...
  5. E por fim, manter a temperatura do quarto aquecida.

De acordo com médicos e especialistas, nos primeiros meses de vida não é necessário que o recém-nascido durma com travesseiro. É mais indicado que ele esteja em uma superfície plana, firme e macia para acomodar corretamente a coluna do bebê.

Cuide ainda mais das extremidades
Explicamos que as mãos e os pés dos bebês, geralmente, são mais frios do que o restante do corpo. Com isso, quando a temperatura está baixa, a tendência é de que fiquem ainda mais gelados, o que requer uma proteção extra. Então, calce meias, sapatinhos e luvas.

Além do desconforto que causa ao bebê, ainda pode haver febre e desidratação. O inverno chega e com ele a ansiedade da mamãe de não deixar o bebê passar frio, principalmente os recém-nascidos. É uma preocupação absolutamente relevante, mas que não deve ser levada ao extremo, pois pode trazer problemas ao seu filho.

Para saber se o pequeno está com frio, o ideal é checar se o tronco e o abdômen estão gelados. Os pés e as mãos são extremidades do corpo e naturalmente ficam mais frias do que o restante do corpo, portanto nem sempre são parâmetros certeiros. Pelo mesmo motivo, os pezinhos devem ser aquecidos com meias.

Sim, leu bem, na temperatura certa - nem com frio, nem com demasiado calor! Os gorros e toucas, por exemplo, são um excelente elemento na regulação da temperatura para que o bebé se sinta confortável. Para ver se ele está muito quente basta colocar o dorso da sua mão na nuca ou no tronco do bebé e avaliar.

Para que o bebê não sofra tanto, durante o inverno, dê o banho nos horários mais quentes do dia, perto da hora do almoço. O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê.

O profissional de enfermagem deve manter o recém-nascido aquecido nas primeiras horas de vida para auxiliar o equilíbrio entre a produção de calor e a conservação deste pelo bebê.

Você pode colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Opte por aquelas de algodão, pois a lã pode dar alergia e ressecar a pele, e o náilon não é adequado para baixas temperaturas. Como os bebês perdem muito calor nas extremidades, mãos, pés e couro cabelo ficam mais gelados.

Em determinados casos, o problema é mais simples e o próprio corpo dá conta do recado, fazendo com que a temperatura volte ao normal, entre 36,5 a 37°C, muitas vezes sem precisar de medicação e o bebê fica bem logo em seguida.

6 meses

As meias também são consideradas acessórios que complementam as roupas de bebê. Indicada para recém nascidos e pequenos até 6 meses, a Meia de Bebê protege o pé do seu filho, oferecendo conforto e suavidade para que ele possa se desenvolver livremente.