Como afofar a terra para plantar?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Use um ancinho ou uma enxada (dependendo do tamanho do seu espaço) para afofar a terra. Cuide para que o afofamento seja feito apenas na camada mais superficial do solo, cerca de 10 cm de profundidade, e que seja realizada a uma distância razoável do caule da planta.

A aeração consiste em perfurar o solo ou remover pequenos plugs para permitir que o ar, a água e os nutrientes penetrem e cheguem nas raízes. Isso ajuda elas a crescerem e se manterem saudáveis. A aeração é ainda mais relevante em solos compactados, seja de forma natural pela ação do tempo, seja pelo pisoteio intenso.

Quando compramos um vaso ou vamos cuidar do jardim, muitas vezes a terra está compacta e um tanto dura. É quando o ancinho entra em ação! Ele serve para afofar a terra, tornando o solo mais aerado e fofinho. Esse é o primeiro passo para a planta crescer saudável e bonita!

Para descompactar o solo, recomenda-se utilizar implementos de hastes com ponteiras estreitas (não superior a 8 cm de largura), reguladas para operar imediatamente abaixo da camada compactada. O espaça-mento entre as hastes deve ser de 1,2 a 1,3 vezes a profundidade de trabalho.

O solo com excesso de água após a passada da máquina fica com aparência lustrosa e plana, isso se dá pelo preenchimento dos poros, quando o mesmo secar vai ficar uma crosta mais resistente, que eventualmente pode evoluir para uma camada compactada.

O princípio da Aeração por difusores é a instalação na base dos tanques rede, na criação intensiva de peixes e camarões, desestratifição dos tanques e ajuda na dispersão e decomposição dos restos de ração e fezes. A taxa de conversão é aumentada, juntamente com a redução de doenças.

“A aeração ou arejamento consiste no processo pelo qual uma fase gasosa –normalmente o ar- e a água são colocadas em contato estreito com finalidade de transferir substancias voláteis da água para o ar e substancia solúveis do ar para a água, de forma a obter-se o equilibro satisfatório entre os teores das mesmas” ( ...

A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem. Após a aração é feita a gradagem do solo.

Realizar o afofamento de terra é um dos processos que as pessoas recorrem para que ela não fique muito dura, Visto que isso pode comprometer tanto fatores estéticos, como a preservação das plantas.

Além disso, ela é importante para melhorar a umidade do solo, uma vez que consegue absorver a água com facilidade. Para utilizá-lo, é importante que você misture 40% de terra vegetal, 30% de terra tradicional e 30% de areia de construção.

As manchas brancas na terra são em realidade são mofo ou fungos. É importante saber que sua presença em quantidades mínimas é normal e não implicam nenhum dano para as plantas. Os fungos na terra formam parte, assim como outas bactérias ou restos de folhas ou insetos, do substrato orgânico que alimenta a planta.

Perlita – Entre os benefícios do uso da perlita está o fato de não deixar compactar o solo. A perlita também ajuda a reter minerais, água e nutrientes na zona das raízes, contribuindo para que tenham o aporte necessário de água e oxigênio.

Como evitar e corrigir a compactação do solo:
Uma dica para evitar e também para corrigir o solo compactado é a realização de um sistema de plantio direto, seguindo seus 3 pilares básicos: revolvimento mínimo do solo, cobertura e rotação de culturas.

Quando há a derrubada ou queima destas florestas para implantação de pastagens ou culturas agrícolas, quase toda a matéria orgânica do solo é perdida, juntamente com os nutrientes nela retidos, daí a dificuldade em se estabelecer agricultura produtiva nestas áreas e a importância da manutenção das florestas.

A drenagem do solo pode ser feita através de tubos, canais, valas e túneis podendo também serem utilizados motores para auxiliar o escoamento,o que pode tornar todo o processo mais dispendioso.

- Afofar é importante, a cada 20 dias afofe a terra superficial dos vasos. Isto garantirá o bom escoamento da água e a boa assimilação do adubo quando realizar a adubação.

Deve ser utilizada quando a diferença na massa de grãos e o ar ambiente atingir aproximadamente 6ºC, observando sempre as condições climáticas e o Diagrama de Aeração (Lasseram, 1978). Para regiões de climas quentes, quando for possível reduzir 2 ou 3 graus a temperatura da massa armazenada, devemos acionar a aeração.

A aeração do solo é definida como a renovação da composição do seu ar, tendendo a igualá-la à do ar atmosférico, pois, devido à respiração das plantas e dos microrganismos e à decomposição do material orgânico, a atmosfera livre e a do solo tendem a diferenciar-se, quantitativamente, na sua composição.

Objetivos da Aeração
Promover a secagem dentro de certos limites; Controlar a umidade do produto; Remover odores; Resfriar toda a carga de grãos.