Como afirma Cortella ensinamos a nossos filhos?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O papel da família, princincipalmente dos pais, na educação dos filhos não pode ser substituída pela escola. A escola, enquanto instituição, tem a função de auxiliar os pais na formação, ou seja, na educação de seus filhos, e não o contrário.

O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para a formação de valores. Afinal, a família é responsável por iniciar o processo de desenvolvimento da criança — físico e intelectual. Os pais também são os principais agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras.

Uma das principais contribuições de Cortella à sociedade é sua capacidade de promover o pensamento crítico e a reflexão sobre questões fundamentais que nos afetam. Por meio de suas palestras e livros, ele nos convida a questionar nossas próprias crenças e valores, fomentando uma postura mais analítica e reflexiva.

Encontrar a si mesmo naquilo que se faz e conseguir se reconhecer – ou conhecer-se de novo nisso”. Essa é a definição de ter um propósito na vida dada pelo filósofo e professor Mario Sergio Cortella, autor de vários livros, entre eles Por Que Fazemos o Que Fazemos?

Aqui damos algumas dicas de coisas que você como mãe pode fazer diariamente ao seu filho, para que ele se sinta amado:

  1. Mostre afeição física. ...
  2. 2.Se faça sempre presente. ...
  3. Seja gentil. ...
  4. Use palavras amorosas. ...
  5. Discipline com calma. ...
  6. Ria com eles.

Faça o teu melhor, nas condições que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda.

Os profissionais da educação infantil devem ter atitudes que ajudem as crianças a construírem confiança, além de incentivar a verbalização e elaborar perguntas para provocar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, por exemplo.

O educador deve atuar como mediador, promovendo a resolução pacífica de conflitos, valorizando o diálogo e a escuta ativa, reforçando valores positivos e buscando parcerias com profissionais especializados.

A Constituição Federal, em seu art. 227, atribui à família o dever de educar, bem como o dever de convivência e o respeito à dignidade dos filhos, devendo esta, sempre primar pelo desenvolvimento saudável do menor. No mesmo sentido, o art. 229 da CF/88 atribui aos pais o dever de assistir, criar e educar os filhos.

Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Janete Leão Ferraz é atriz, escritora, roteirista e palestrante.

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.

humildade humildade para saber que a gente não sabe todas as coisas humildade para saber que eu preciso estar. permeável aquilo que eu tenho que alterar insisto não é tudo que eu altera mas aquilo que eu preciso alterar. é preciso fazê-lo Olha só eu sou da área de.

significa perder a alma, ou seja, perder a esperança. Deduz que momentos graves se tornam grávidos quando a esperança permite levar adiante sonhos e utopias. No capítulo “O poder do saber e pilares da Educação”, Cortella avalia que o saber pode e é usado para partilhar, para crescer ou para dominar.

Mãe é aquela que ensina os grandes valores da vida. Sob seus cuidados, os filhos exercitam, desde cedo, o amor, o respeito, a ética e a solidariedade. Toda mãe abraça grandes causas. Ela amplia horizontes e alarga abraços, cultiva flores, amizades e ambições de mudar o mundo ao seu redor.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

Educar uma criança não significa torná-la adulta, mas dar base para que ela cresça de forma segura e saudável. Deixá-la experimentar seus limites, viver experiências da sua idade sem intervenções e, principalmente, brincar é muito importante para que a infância dela seja tão divertida quanto enriquecedora.

Aprenda a lidar com filhos desobedientes e discipliná-los adequadamente

  1. Dê o exemplo. Um dos pontos mais importantes na educação de uma criança é o exemplo. ...
  2. Conecte-se com a criança e melhore o vínculo. ...
  3. Estabeleça regras. ...
  4. Não volte atrás em uma decisão. ...
  5. Não perca o controle. ...
  6. Dê ordens claras.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

Esperançar é almejar, sonhar, agir, buscar. É o contrário de esperar, apesar de muitos associarem esperança a esse verbo. Mário Sérgio Cortella, teólogo, filósofo e professor – que, aliás, já citamos neste espaço –, nos ensina que “é preciso esperançar, olhar e reagir a tudo aquilo que não tem saída”.