Como afinar sangue rápido?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

Portanto, o sangue vai circular com mais dificuldade dentro das artérias e veias com propensão a formação de coágulo. O paciente pode apresentar cefaléia, formigamento nos membros e dores nas pontas dos dedos. Casos mais graves podem evoluir para AVCI (derrame cerebral), infarto cardíaco e trombose venosa.

Receita de suco de cebola com alho, mel e limão
A cebola possui um componente chamado adenosina que tem ação anticoagulante e afina o sangue. Já o alho, que também funciona como anticoagulante, ajuda a dilatar as artérias, diminuindo a pressão arterial e melhorando o fluxo sanguíneo.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

Conforme a co-autora e editora de livros na área da saúde, Sharon Perkins, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um afinador do sangue. “Se você já toma medicamentos afinadores do sangue ou tem problemas com a coagulação sanguínea, não tome o vinagre de cidra de maçã sem a aprovação do seu médico.

Alicina: afina o sangue, dilata as artérias e tem ação antioxidante.
...
Faça um chá com:

  1. 1 copo de água.
  2. 1 dente de alho triturado.
  3. 1 colher de sopa de gengibre ralado.
  4. 1 limão espremido.
  5. 1 colher de sopa de mel.

4 opções de chá para afinar o sangue

  1. Chá de cúrcuma. O ingrediente ativo da cúrcuma, conhecido pelo nome de curcumina, possui propriedades anticoagulantes/afinadoras do sangue, e ainda pode ser utilizado como anti-inflamatório e antioxidante. ...
  2. Chá de dong quai. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Chá de ginkgo biloba.
  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Couve, repolho, espinafre, vagem, soja, cebolinha, couve-de-Bruxelas, aspargo e pepinos são as melhores opções. A maioria das frutas não contém tanta vitamina K quando os vegetais verdes folhosos, mas muitas frutas escuras e bagas contêm um pouco. Alguns exemplos são mirtilo, amora, morango e ameixa.

1 – Chá de cúrcuma
Também conhecida como açafrão, a cúrcuma é uma especiaria bastante utilizada na culinária, mas que pode virar chá. Ela conta com propriedades anticoagulantes que ajudam a afinar o sangue e ainda proporcionam efeito anti-inflamatório.

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

Como tratar o sangue grosso
O tratamento do sangue grosso, ou até mesmo da trombose, geralmente, requer o uso de medicamentos anticoagulantes que podem ser prescritos por um clínico geral ou hematologista.

A melhor forma de garantir que o sangue está sendo corretamente purificado consiste em beber 1 a 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação equilibrada, com poucas gorduras e com bastantes frutas e vegetais, além de fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.

Água com limão regulariza o pH do sangue
Embora contenha ácidos, o limão é um fruto alcalino. Por isso, ingerir água com limão ajuda a normalizar a alcalinidade sanguínea, facilitando, assim, a eliminação de toxinas e combate a processos inflamatórios.