Como afinar a voz feminina?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Os tons baixos da voz masculina são mediados pela testosterona, um hormônio que pode estar implicado na alta prevalência de gagueira neste sexo. A voz é uma característica de dimorfismo sexual na espécie humana.

O que pode ser feito são alguns ajustes com a fonoterapia. É importante realizar a videolaringoscopia antes, para verificar se há lesão nas pregas vocais. Os anabolizantes são elaborados a partir do hormônio testosterona.

O diagnóstico e planejamento do tratamento são feitos pelo fonoaudiólogo e pode ter acompanhamento de outros profissionais como um otorrinolaringologista. O fato é que é possível reverter este quadro e alcançar o timbre de voz desejado.

Alimentos bons para a voz

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Gengibre.
  • Chá de Eucalipto.

Quem tem uma voz excessivamente assertiva ou mandona pode treinar falar bocejando. Isto ajuda a perceber a velocidade do som e as cordas vocais, e deixa a fala mais suave. Mulheres com voz muito infantil melhoram se abrirem mais a boca ao falar.

A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Se você é iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emissão de sua voz. Durante este período, você vai aprender a controlar a respiração para cantar (além de adquirir uma série de bons hábitos vocais) e então provavelmente cantará com menos esforço.

Você pode fazer um teste num aplicativo para smartphone chamado Tone Deaf Test o qual verifica sua percepção musical. Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota.

A definição de vozes grossas (na verdade, graves) e finas ocorre por causa do tamanho da prega vocal de cada pessoa. Quanto maior esse tecido interno for, mais pesado ele é, o que faz com que sua vibração seja lenta e resulte em som um tanto quanto grosso.

Nessa fase, a testosterona provoca várias alterações no corpo, entre elas o crescimento da laringe, que faz as cordas vocais, localizadas dentro dela, ficarem mais espessas, e a voz, mais grave. A alteração normalmente ocorre entre os 13 e os 15 anos.

Vozes mais grossas sugerem níveis mais altos de testosterona - o hormônio masculino - o que poderia levar as mulheres a ver esses homens como melhores caçadores e, conseqüentemente, melhores provedores, disse Apicella à BBC.

Um problema de voz, chamado de disfonia, pode ser um sintoma de um problema maior de saúde do corpo, como de doença de Parkinson (que provoca voz mais fraca e trêmula) ou um problema mental, como depressão (com voz mais fraca e grossa).