Como aferir o pulso tibial posterior?

Perguntado por: ihilario6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Tibial posterior; Artéria dorsal do pé: palpada entre o primeiro e segundo tendões dorsais do pé, cerca de 2,0 cm abaixo da articulação do tornozelo.

Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. Assim, ele palpará com os dedos entre a laringe e a margem anterolateral do músculo esternocleidomastóideo. Em casos de acidente, devemos utilizar esse pulso.

A artéria tibial posterior vem também da poplítea e percorre a perna posterior. É recoberta pelo músculo sóleo, acompanha o nervo tibial e é superficial no tornozelo, onde pode ser palpável (entre o maléolo medial e calcâneo). Irriga a porção posterior da perna, tornozelo e planta do pé.

A artéria tibial anterior, originária da artéria poplítea, nor- malmente se ramifica abaixo da articulação do joelho, passando posteriormente ao músculo poplíteo.

Questão A palpação do pulso pedioso no dorso do pé deve ser realizada: lateralmente ao tendão do músculo extensor digital longo. lateralmente ao tendão do músculo extensor longo do hálux. medialmente ao tendão do músculo do retináculo dos extensores.

Joelho e perna
No joelho, emite as artérias geniculares superior e inferior, que contornam essa região e fornecem sangue a ela. A artéria poplítea se divide, então, nas artérias tibiais anterior e posterior, que percorrem toda a perna até o pé.

O pulso poplíteo é um dos pulsos que podem ser detectados na superfície do nosso corpo. A artéria poplítea passa na região atrás do joelho, que é conhecida como região poplítea, e o pulso poplíteo pode ser sentido quando se comprime essa região.

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

PULSO – TERMINOLOGIA
Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos. Taquisfigmia: pulso acelerado.

INTRODUÇÃO: A aferição dos sinais vitais, tais como: temperatura corporal (Tax), freqüência respiratória (FR), freqüência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e dor são subsídios para a detecção das modificações homeostáticas de um organismo, refletindo os mecanismos compensatórios ou não-compensatórios dos sistemas, ...

Anatomicamente, as veias tibiais posteriores são formadas pela união das veias plantares, o que ocorre posteriormente ao maléolo medial, do qual estão separadas pelos tendões dos músculos tibial posterior e flexor longo dos dedos.

O músculo tibial posterior apresenta como função principal o movimento de inversão do pé e atua de forma secundária no movimento de flexão plantar juntamente com a supinação do mesmo.

Como decorrência da localização do tendão tibial posterior, mediai ao eixo da subtalar e posterior ao eixo do tornozelo, ele atua como um flexor do tornozelo e inversor do retropé1.

veia safena

A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.

O músculo tibial anterior é o principal motor responsável pelo movimento de flexão dorsal (pé para cima), além de também realizar a inversão do pé.