Como afastar escorpiões de forma natural?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Alfazema, lavanda, citronela, cânfora, alecrim, hortelã são alguns exemplos de plantas que podem ajudar a espantar, não somente insetos, mas também os temidos escorpiões. Contudo, elas devem ser cultivadas em locais estratégicos em volta do imóvel, principalmente nas áreas externas.

Fipronil. INDICAÇÃO: PODEROSO 25 CE é indicado para o controle de cupins, formigas, baratas e escorpiões para edificações comerciais, industriais e residênciais.

Espalhe canela em pó em volta da casa, pois é um repelente natural de escorpiões, coloque a canela, principalmente nas áreas escuras, em janelas e ao redor de rodapés para manter afastados escorpiões de sua moradia.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares.

Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos. Por isso a importância de manter quintais, jardins e demais terrenos limpos e, se possível, sem entulhos.

Após o nascimento, os filhotes andam no dorso (costas) da mãe até sua primeira troca de pele, quando conseguem se alimentar sozinhos. A longevidade depende da espécie, em torno de 5 anos de idade, mas há registros de mais de 20 anos em algumas espécies.

É verdade que onde tem barata tem escorpião? A dúvida é bastante frequente e a relação entre escorpiões e baratas é real. Isso porque os escorpiões são predadores naturais das baratas. Sendo assim, a presença de baratas, além de doenças, pode atrair também a presença dos escorpiões.

Não. Na realidade, o escorpião morre desidratado pela ação do calor intenso. Os movimentos que simulam uma ferroada nada mais são que reação de defesa a um agressor, no caso, o fogo.

O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.

A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.

Os escorpiões gostam de umidade. Por esse motivo, procuram locais que tenham fontes de água.

lacraias

Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.

É provável que sim, mas em todo caso é muito importante avaliar todo o imóvel em busca de infestações, como escorpiões de reproduzem rápido, mesmo que tenham vindo de outro imóvel, alguns já alcançaram a sua casa, então as chances de terem mais aí mesmo também é grande.

Um filhote de escorpião encontrado dentro de casa é sinal de uma possível infestação do animal. Os escorpiões possuem hábitos noturnos e, por isso, buscam alimentos nesse período. Durante o dia, ficam escondidos em esconderijos, de preferência escuros e úmidos.