Como adubar as plantas com casca de banana?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Com cascas de banana você pode fazer um fertilizante seco. Primeiro você precisa desidratar as cascas ao sol, no forno ou usando um secador, então elas devem ser moídas e espalhadas na terra antes de plantar ou ao redor da base da planta a ser fertilizada.

No vídeo você aprende a preparar um adubo orgânico com sobras de ingredientes: casca de banana, casca de ovo e borra de café. Para preparar, basta bater tudo no liquidificador com água até a mistura ficar pastosa. Suas plantinhas serão nutridas com potássio, cálcio, fósforo e nitrogênio.

Não coloque esse fertilizante diretamente nas plantas, pois ele pode causar pragas. Por isso, é importante adicionar o adubo caseiro na terra e respeitar o período antes da transferência. Preferencialmente, faça o adubo do lado de fora de casa, já que ele pode atrair insetos.

A água da casca de banana é uma alternativa natural e eficaz para promover o crescimento vigoroso das plantas. Com seus nutrientes essenciais, capacidade de estimular o enraizamento e propriedades de proteção contra pragas e doenças, essa solução simples pode ser uma grande aliada para o seu jardim.

A água da casca de banana contém uma série de nutrientes vitais para as plantas, incluindo potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Esses elementos desempenham papéis fundamentais no fortalecimento das raízes, na promoção do florescimento e na resistência a doenças.

“É um processo bem fácil, eu bato a casca no liquidificador com um pouco de água e misturo ao substrato (a terra), explica Bárbara Cordovani, responsável pela plataforma sobre plantas comestíveis: A especiarista.

A casca da banana pode ser usada crua, desidratada ou na forma farinha em preparações como vitaminas, bolos, brigadeiros, sucos, pães, caponatas, almôndegas e farofa. Pode-se também usar a casca da banana para o preparo de chás.

Ao adicionar estercos, Bokashi, húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue e tantos outros adubos orgânicos, procure misturar esse material à terra velha numa camada de no máximo 20 cm, que é a faixa de melhor acesso para as raízes.

Além do Fósforo, outros nutrientes são essenciais na floração das plantas.

3 dicas para suas plantas de casa ficarem mais bonitas

  1. Filtro de café Os filtros de café ajudam manter a terra do vaso no lugar. ...
  2. Carvão mineral. O carvão mineral tem muitos elementos que ajudam na vida das plantas, em especial, o potássio. ...
  3. Casca de ovo.

Quando você quer um crescimento mais vigoroso, você pode usar um adubo com alto teor de nitrogênio, por exemplo um 40-10-10 ou 20-10-10, porque o nitrogênio estimula o crescimento maior da planta. Já quando uma planta vai desenvolver flores, essa planta absorve mais fósforo.

Flores que se beneficiam das cascas de ovos
Espécies como rosas, violetas, gerânios e begônias apreciam o aporte de cálcio e outros minerais presentes nas cascas.

Como fazer adubo líquido caseiro
Para fazer o adubo líquido, o ideal é usar os restos de materiais orgânicos que sobram das refeições! Por exemplo, você pode utilizar cascas de banana, ovos, vegetais e até leite. No caso do leite, basta diluir 100 ml da bebida em 1 litro de água. Logo após, estará pronto para uso.

Borra de café e casca de ovo
O uso da borra de café associado a casca de ovo fornece nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos, ou no liquidificador com um pouco de água; quanto mais trituradas, melhor, já que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas.

"Os compostos bioativos presentes na casca, como flavonoides, taninos, terpenos e alcaloides, evitam o dano causado pelos radicais livres às células, melhorando o aspecto da pele. O tanino presente na casca age como adstringente e antisséptico, o que também traz benefícios estéticos", explica.

A casca de ovo é um componente bastante utilizado como adubo por ser rico em cálcio, um macronutriente importante para o desenvolvimento saudável de uma planta. “A presença de cálcio contribui para o crescimento das raízes, ajuda na absorção de molibdênio e outros micronutrientes”, explica Tati.

Modo de fazer

  1. Triture a farinha da casca de banana no liquidificador. A casca de banana é rica em potássio.
  2. Triture as cascas de ovos no liquidificador. As cascas de ovo são ricas em cálcio.
  3. Já a borra de café é rica em nitrogênio.
  4. Coloque medidas iguais dentro de um recipiente e misture bem.

“Você pode separar uma área para fazer o composto ou, se for em casa, pode colocar esses resíduos bem misturados num balde ou numa caixa, em local de sombra. Quanto menor for a partícula mais rápido será a decomposição, então é ideal picar bem picadinho”, ensina o agrônomo.

Regue a Planta – Coloque uma pequena quantidade de adubo, regue a planta e depois coloque o restante. Esse processo ajuda a distribuir os nutrientes com mais facilidade e harmonia. Incorpore o Adubo ao Solo – Evite que ele fique próximo à raiz e do caule. Além disso, não o deixe exposto.