Como adubar a terra com esterco?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.

O esterco de gado curtido pode ser utilizado em canteiros, vasos, hortas e jardins. Antes de aplicar nas plantas, é recomendado esfarinhar o composto. No cultivo em vasos, a proporção é a seguinte: 1 parte de esterco curtido + 2 partes de terra + ½ parte de areia. Em canteiros, deve-se aplicar 10 litros de esterco/m².

O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura. O esterco é considerado uma boa fonte de P (fósforo), e de N (nitrogênio) e K (potássio).

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos.

Nunca se deve usar o esterco de gado sem efetuar o processo de curtimento, pois esse material pode oferecer risco à saúde da planta e à sua também. Vale a pena observar que, depois de algum tempo, o esterco adquire uma tonalidade acinzentada, quase não tem cheiro e fica seco, praticamente pronto para ser utilizado.

Para um canteiro de 1 metro quadrado, é preciso aproximadamente 10 quilos de esterco ou de humus de minhoca, 1 quilo de calcário e 40 litros de cobertura de solo (folhagem, aparas de madeira, galhos picados, restos de roçada de grama etc.).

Aguarde a estabilização completa da decomposição da matéria orgânica, denominada de composto, para fazer a utilização em flores e plantas. Isso ocorre entre 30 e 40 dias após o depósito dos resíduos orgânicos, quando os restos desaparecem completamente, adquirindo aspecto de terra.

O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

A porcentagem da composição dos excrementos sólidos de uma vaca é igual a 83,2% de água, 14% de matéria orgânica, 0,3% de nitrogênio, 0,17% de fósforo, 0,1% de potássio e 0,1% de cálcio. A 50% de umidade, a relação Carbono (massa) /Nitrogênio (massa) média do esterco de gado é de aproximadamente 12.

Ainda segundo a revisão dos mesmos autores, o valor em nutrientes de esterco bovino fresco seria: 1,5 % de nitrogênio, 1,4 % de P2O5, 1,5 % de K2O e 15 % de matéria seca.

O esterco de galinha pode ser aplicado em quais plantações? O esterco de galinha pode ser aplicado em várias colheitas. Por ser rico em nitrogênio, beneficia a produção de feijão e milho, por exemplo. Há também fósforo e potássio como nutrientes.

R$ 30,00.

O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.

A adubação básica por metro quadrado de canteiro pode ser feita com a incorporação de 200 gramas de calcário, 250 gramas de cinzas, 200 gramas do adubo mineral NPK formulação 5-30-15 e 15 a 20 litros de esterco curtido ou de composto orgânico (Figuras 4, 5, 6 e 7).

O importante é entendermos que o processo de “compostagem” busca “curtir” esse esterco, de forma a deixá-lo de forma equilibrada antes de ser aplicado na terra. Ou seja, nesse composto obtido, há a atividade microbiana já está mais estável, não causando prejuízos à planta.

Na jardinagem, a serragem tem duas funções: a primeira, por ser natural, é sua utilização em misturas de adubo, pois favorece as reações naturais da compostagem e é rica em nutrientes necessários para as plantas e sementes. A segunda função é o isolamento.